03/06/2016

MRV compensa Gases de Efeito Estufa e ganha selo Amigo do Clima

Iniciativa permitirá apoio a projetos sustentáveis por meio do Programa Amigo do Clima

Por meio do apoio a projetos sustentáveis e de mitigação de gases de efeito estufa (GEE) nos diversos estados de sua atuação e também na Amazônia, a MRV Engenharia vai realizar a compensação de 100% de suas emissões de GEE diretas e indiretas pelo consumo de energia referente ao ano de 2015, sob seu controle. Além disso, a construtora também garantiu novamente sua entrada no Programa GHG Protocol, programa aderido no ano passado e que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração, publicação e verificação externa de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
No total, foram 22.938,94 tCO2e  compensados no Escopo 1 (emissões diretas da operação) e Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia elétrica). A compensação das emissões será realizada no âmbito do Programa Amigo do Clima que confere transparência e rastreabilidade à ações de compensação utilizando créditos de carbono de padrões internacionais como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) vinculado ao Protocolo de Quioto da ONU ou o VCS - Voluntary Carbon Standard, principal padrão de compensação do chamado Mercado Voluntário. Entre os projetos escolhidos, pode-se citar a substituição de combustíveis fósseis, a geração de energia renovável hidroelétrica e por meio da utilização de biomassa como bagaço de cana, resíduos florestais e biogás, a captura e queima do metano em aterro sanitário e em granjas de suínos e a redução das emissões do desmatamento e da degradação florestal (REDD) na Amazônia.
Os projetos de compensação foram realizadas em diversas regionais onde a companhia está presente incluindo Amazônia. Segue:
1. Descarbonização de Matriz Energética Industrial
Consiste na troca do combustível industrial atualmente utilizado em alguns processos a partir do carvão e / ou combustíveis derivados do petróleo pelo gás natural. Além da redução de emissão de gases de efeito estufa, o projeto possui outras contribuições ambientais como por exemplo a redução da emissões de poluentes atmosféricos como óxido de enxofre etc.
2. Destruição de metano em Granjas de Suínos - MT, MG, GO
As atividades realizadas pelo projeto reduzem as emissões de GEE de uma forma economicamente sustentável, resultando em outros benefícios ambientais, tais como a melhoria da qualidade da água e odor reduzido próximo às Granjas. 
3. Geração de Energia Renovável com Bagaço de Cana
Consiste no aumento da eficiência da cogeração na Usina Alta Mogiana S/A – Açúcar e Álcool, no estado de São Paulo. Tal aumento permite a usina vender a eletricidade excedente ao SIN – Sistema Interligado Nacional, evitando a geração de energia por fontes fósseis. A cogeração com o bagaço de cana é uma importante estratégia energética para o país, e o agronegócio da cana possui papel relevante no desenvolvimento econômico. 
4. JARI - Redução de desmatamento na Amazônia
O Projeto Jari está localizado no estado brasileiro do Amapá e visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal ao longo de um período de 30 anos, combinando manejo florestal sustentável, monitoramento da biodiversidade, investigação científica e desenvolvimento socioeconômico local.
5. Redução de emissão no Aterro Sanitário de Manaus
O projeto de carbono implementado no Aterro Municipal de Manaus consiste na coleta do gás de aterro e em seu aproveitamento para a geração de energia elétrica. Dessa forma, o projeto promove a redução de emissões de gases de efeito estufa por meio da destruição do metano (CH4) presente no biogás e da produção de energia renovável. Antes da implementação do projeto, o aterro Manaus não possuía controle adequado das águas superficiais e dos lixiviados. Tampouco possuía qualquer controle dos gases de aterro, oriundos da decomposição dos resíduos depositados. Além da redução de emissões de gases de efeito estufa, a queima do biogás promove melhoria da qualidade local do ar, o que beneficia a população no entorno do aterro. Ademais, foram minimizados o risco de incêndios e o de contaminação de águas subterrâneas.
6. Destruição de metano em Granjas de Suínos – ES, MG, SP
O projeto, cujo os sites estão implementados estão no estado do Espirito Santo, Minas Gerais e São Paulo, tem como objetivo a amenização de gases de efeito estufa gerados nos efluentes dos resíduos animais através da adoção de um sistema otimizado de gerenciamento de resíduo animal. Outros benefícios ambientais estão relacionados a esta atividade, tais como a diminuição do odor e a melhoria da qualidade da água.
7. Energia Renovável em Pequena Central Hidroelétrica
A planta Braço Norte III é um pequena central hidroeléctrica (14,16 MW), com um pequeno reservatório, que gera quase nenhum impacto ambiental, localizado no estado do Mato Grosso. Esta fonte local e mais limpa de energia elétrica também tem uma importante contribuição para a sustentabilidade ambiental, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, evitando a geração de eletricidade por fontes de combustíveis fósseis que seriam emitidos na ausência do projeto.
8. Geração de Energia Renovável com Resíduos Florestais
O projeto localizado no estado do Amazonas é a geração de energia renovável em uma usina térmica com a utilização de resíduo florestal de uma floresta certificada (FSC) e de uma indústria de processamento de madeira da região. O projeto contribui para o desenvolvimento econômico local, melhorando a distribuição energética na região e contribuindo para a gestão local de resíduos.
9. Substituição de combustível de frota
O projeto consiste na substituição completa da gasolina pelo etanol na frota de automóveis comerciais geridas pela Ecofrotas. Através de um cartão de controle, que registra todas as transações de abastecimento, toda a monitorização dos veículos é realizada. Por se tratar de um projeto cujo objeto são frotas de veículos em todo o Brasil, o limite geográfico brasileiro foi definido como as fronteiras do projeto.
Segundo o presidente da companhia, Eduardo Fischer as novas marcas atingidas pela companhia na esfera da sustentabilidade refletem um trabalho intenso da construtora para realizar ações em prol do meio ambiente e sociedade de forma responsável e transparente, alinhada às melhores práticas do mercado internacional. “Além disso nos preocupamos em concentrar os esforços para atingir de forma positiva as regiões que são diretamente relacionadas ao nosso negócio”, completou.
MRV Sustentável
Alinhada à ação de compensação global das atividades da companhia a MRV Engenharia também compensou integralmente as emissões dos gases de efeito estufa referentes ao website MRV Sustentável durante o ano de 2015. Foram compensados 500 KgCO2e por meio do apoio ao projeto de conservação florestal e reflorestamento da Mata Atlântica do Instituto Terra na Fazenda Bulcão, localizada em Aimorés (MG). 
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 36 anos de atividades, vendeu mais de 275 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal.  Em 2015 a companhia vendeu 35.872 unidades e lançou 31.814 imóveis.

Últimas notícias

02/08/2021

8ª edição do projeto 'Educar para Transformar' abre inscrições para iniciativas

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do projeto "Educar para Transformar".</span>

Saiba Mais

26/07/2021

Empresas abertas estão mais perto de indicadores ESG

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV, construtora que integra o ISE desde 2017, usa mais de cinco mil parâmetros de ESG por meio de software da Waycarbon.</span>

Saiba Mais

25/07/2021

Com #ElasTransformam, MRV une torcedoras e valoriza conquistas femininas no esporte

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV, uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro, lança hoje o movimento Canto das Mulheres do projeto #ElasTransformam.</span>

Saiba Mais

20/07/2021

Com novo índice, investidor da B3 poderá monitorar adesão de empresas à agenda E

B3 acredita que estará mais próxima de cumprir seu papel de indutor das práticas de sustentabilidade

Saiba Mais

15/07/2021

MRV dará apartamento a atletas patrocinadas que se sagrarem ouro em Tóquio 2020

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV decidiu dar um passo a mais na relação com as atletas que fazem parte do projeto #ElasTransformam</span>

Saiba Mais

07/07/2021

Clarinha, portadora de doença rara, ganha casa totalmente adaptada

Famosa por campanha nas redes sociais, Clarinha estava na luta por casa adaptada à sua realidade.

Saiba Mais

06/07/2021

Escola nota 10 completa uma década transformando a vida de colaboradores e vizinhança das obras da MRV

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Ao completar uma década de existência, o Escola Nota 10, programa desenvolvido e mantido pela MRV, plataforma de soluções habitacionais, comemora ter conseguido transformar a vida de mais de 4.500 pessoas, entre colaboradores e vizinhança das obras da empresa por meio da educação em nossos canteiros de obras.</span>

Saiba Mais

06/07/2021

MRV lança bootcamp e oferece 10 mil bolsas de estudo em tecnologia

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV quer formar milhares de profissionais na área de </span><a data-mce-="" href="https://olhardigital.com.br/tag/tecnologia/" rel="noopener noreferrer" style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" target="_blank">tecnologia</a><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;"> e depois </span><a data-mce-="" href="https://olhardigital.com.br/2021/06/30/pro/amcom-empresa-de-ti-abre-60-vagas-para-profissionais-da-area/" rel="noopener noreferrer" style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" target="_blank">contratar</a><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;"> parte dos alunos, ou indicar os profissionais às empresas parceiras. Para atingir este objetivo, a construtora lançou o bootcamp online MRV Front End SPA Developer, cujas inscrições vão até dia 27 de julho.</span>

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.