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MRV desenvolve app com inteligência artificial

26/04/2017

MRV é 1ª construtora a desenvolver app com tecnologia IBM Watson, a ferramenta é inédita no mercado.

Um aplicativo pensado e desenvolvido a partir das necessidades de seus usuários. O Meu MRV é a novidade da MRV Engenharia, uma das maiores construtoras do país. Pioneiro, o app é o primeiro com inteligência artificial apresentado por uma construtora no país. A novidade é destinada para o relacionamento e atendimento ao cliente, sendo estruturada para melhorar constantemente a experiência do usuário.
A ferramenta conta com a tecnologia IBM Watson, uma plataforma cognitiva que analisa grandes volumes de dados e, a partir disso, gera respostas para as solicitações feitas no app. A solução foi construída na plataforma hospedada na nuvem IBM Bluemix e utilizou os serviços cognitivos (APIs) do sistema Watson.
A Maria Rosa, atendente virtual criada pela MRV, vai interpretar o contexto das situações e formular as respostas. À medida que a interação com o mascote evoluir, o sistema aprenderá mais e se aperfeiçoará com o conteúdo de interesse dos clientes MRV. Todas as perguntas feitas pelos usuários são analisadas e utilizadas na aprendizagem do Watson, com isso, ele absorve e passa a ser mais eficiente em suas respostas.
“Provavelmente a ferramenta não terá dificuldades para responder dúvidas, mas isso pode acontecer, especialmente considerando que a MRV é a primeira construtora no Brasil a usar o sistema. Nesse caso, o que o cliente digitar será enviado para a equipe da construtora, que incluirá a resposta no aplicativo”, informou o diretor de tecnologia da informação da MRV, Reinaldo Sima.

Funcionamento
No aplicativo, o usuário poderá acionar a Maria Rosa Vaz, personagem criada pela MRV para se relacionar com os clientes, para as solicitações. Ela terá a missão de ajuda-lo 24 horas por dia. A atendente virtual também auxiliará os clientes a navegar de maneira prática na ferramenta, sem ter que passar por vários menus.
O consumidor poderá fazer perguntas do tipo “Qual a etapa da minha obra?” ou “Como faço para emitir segunda via de boleto?”. Ao fazer esses e outros questionamentos, o cliente será imediatamente redirecionado para a tela com a informação correspondente.
O app também possibilitará acompanhar por meio de fotos e vídeos a evolução da obra do apartamento adquirido, registrar e acompanhar solicitações, consultar o extrato de pagamentos, copiar o código de barras do boleto e ainda acessar os comunicados enviados pela MRV. A ferramenta ainda permitirá solicitar assistência técnica utilizando como recurso adicional a inclusão de fotos e vídeos para melhorar o processo de atendimento.
As informações também vão chegar ao cliente de forma ativa. Ele será avisado via Push (mensagens enviadas pelos aplicativos) em seu smartphone sobre eventos importantes que precise saber. O proprietário será informado automaticamente, por exemplo, sobre a conclusão de uma etapa específica da obra do seu empreendimento.
“Atualmente, a maioria dos clientes possuem smartphones e esperam que possam resolver seus problemas rapidamente. O Meu MRV vai se tornar o ponto de contato mais importante entre a MRV e o nosso consumidor. A principal inovação é o cliente dispor desse contato digital totalmente concebido com foco nas suas principais necessidades. Com o uso do app, ele poderá resolver as questões de maneira mais rápida e fluida”, finaliza Sima.

Fonte: Revista Qual Imóvel.