Pela segunda vez, a mineira MRV Engenharia e Participações S/A liderou o ranking promovido pela consultoria Inteligência Empresarial da Construção (ITC) como a empresa em atuação no país com maior área construída em 2012. Líder absoluta, tem 407 obras em andamento, o que corresponde a mais de 100 mil unidades residenciais. Para este ano, vislumbra um cenário positivo, tendo em vista que o seu nicho de mercado, o de imóveis residenciais voltados para o segmento econômico, encontra-se ainda expansão.
Entre os motivos para o bom desempenho em 2012, o diretor de Marketing e Vendas, Rodrigo Resende, destaca o aumento da renda e ampliação da classe C, o acesso ao crédito e o déficit habitacional em todo o país. "Na história da MRV houve dois grandes saltos. O primeiro deles foi em 2007, quando a empresa abriu seu capital, atraindo investidores de diversos países. E o segundo foi em 2009, quando o governo federal lançou o programa ’Minha casa, minha vida’, com acesso ao crédito, prazos mais longos e taxas menores".
Segundo informou a consultoria ITC, a área total construída pela MRV em 2012 alcançou cerca de 6,8 milhões de metros quadrados e 407 obras em andamento, bem à frente da Gafisa, com 4,8 mihões m2 e 177 obras, e da terceira colocada, a Brookfield, com 4,4 mihões de m2 e 111 obras. Esse volume de obras, salienta Rezende, deve ser atribuído ao trabalho do dirigente Rubens Menin, e ao foco acertado da empresa, que há 33 anos dedica-se ao segmento popular.
"Estávamos preparados para aproveitar esse crescimento enorme da classe média", explica, lembrando que a MRV está presente em 118 cidades do país, tendo alcançado o nível mais alto de governança corporativa do Bovespa. "Temos uma indústria da construção. E é justamente o foco no segmento econômico que tem garantido a especialização e o volume de produção".
No ano passado, embora a MRV tenha alcançado R$ 4,005 bilhões em vendas, esse resultado ficou 7% menor do que o apurado em 2011. Segundo Resende, isso se deve não somente a um certo desaquecimento do mercado mas, principalmente, pela queda no número de lançamentos, em 26%, em virtude da "maior dificuldade em viabilizar aprovações de projetos. Poderíamos ter feito o mesmo resultado, caso tivéssemos colocado mais produtos na prateleira".
Expectativa - Para este ano, ainda que o desempenho econômico do país não corresponda às expectativas do governo federal, as projeções da MRV são de crescimento. Isto porque, segundo ele, o mercado imobiliário continua em expansão. "O Brasil ainda está vivendo um momento de expansão demográfica, com fortalecimento das classes B e C, que são nossos consumidores", explica. Assim, "o cenário é de um futuro bom para o nosso setor", projeta.
Entre os planos da MRV para este ano estão as cidades das regiões metropolitanas. Na de Belo Horizonte já estão previstos lançamentos em Contagem, Betim, Nova Lima, além de Vespasiano e Lagoa Santa, "onde temos grandes terrenos" e que estão localizados em uma das mais promissoras regiões do Estado, o Vetor Norte. Segundo Resende, ainda em 2013 será feito o primeiro lançamento em Lagoa Santa. Outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, que não padecem da mesma falta de espaço da capital mineira, também fazem parte dos projetos da MRV.
No próximo dia 6 de março, a MRV receberá da consultoria Inteligência Empresarial da Construção o prêmio como a líder em área construída e também no segmento Residencial Econômico.
06/01/2021
Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar
Saiba Mais21/12/2020
Companhia adota inovações para proporcionar experiências modernas de moradia aos clientes
Saiba Mais11/12/2020
A Sensia propõe empreendimentos em bairros estrategicamente localizados, personalização dos acabamentos e preço médio de R$ 350 mil a unidade
Saiba Mais16/09/2020
Maior incorporadora do país pretende quintuplicar o número de corretores que vendem seus produtos
Saiba Mais14/09/2020
Vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (10) durante o IT Forum Anywhere
Saiba Mais26/08/2020
Após revisar os papéis de personagens anteriores, a companhia evoluiu e definiu uma nova assistente virtual que atende no WhatsApp, Facebook, telefone, plataforma digital de vendas e atendimento aos clientes.
Saiba Mais