08/10/2021

As 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o site de vagas Indeed

Profissionais avaliam critérios como gestão, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, cultura, salários e oportunidades de carreira

Cinco pessoas sentadas à espera da entrevista de emprego (Shutterstock)

SÃO PAULO — A empresa de tecnologia South System, o conglomerado de alimentos Mondelez e a companhia de bens de consumo Unilever são as três melhores empresas para se trabalhar no Brasil, respectivamente, de acordo com um estudo feito pelo site de empregos Indeed e divulgado nesta terça-feira (5).

O ranking, que conta com 25 empresas no total, foi criado com base em milhares de avaliações e comentários feitos por profissionais que trabalham ou já trabalharam nas empresas, deixaram depoimentos e atribuíram notas de forma voluntária na páginas das companhias dentro do site. O estudo considera o período entre maio de 2019 e maio de 2021.

Na página de cada empresa, os profissionais avaliam cinco critérios com notas de 1 a 5 e dão uma nota geral (também entre 1 e 5): gestão da companhia, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, cultura da empresa, salários e benefícios e oportunidades de plano de carreira.

É preciso ter no mínimo 100 avaliações dentro do período citado feitas por funcionários e profissionais para que a empresa seja considerada para o cálculo do ranking. Esta é a segunda edição do ranking, que começou a ser publicado em 2020 e sempre é feito em um intervalo de dois anos. A edição anterior foi feita considerando o período entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019.

A ideia do ranking é ser um guia para que os candidatos analisem as empresas para as quais desejam trabalhar conforme a opinião de funcionários e ex-funcionários.

Atualmente, o Indeed possui mais de 270 mil vagas abertas no Brasil e mais de 25 milhões no mundo. O fundo Recruit Holdings, dono do Indeed, também comprou o Glassdoor, outro portal de vagas, e agora ambos os sites pertencem ao mesmo ecossistema e são empresas irmãs — embora trabalhem de forma independente.

Segundo Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed para o Brasil, os dois sites juntos têm 80% das candidaturas de profissionais nos EUA.

De acordo com uma pesquisa do Indeed desenvolvida em julho de 2021 com 847 brasileiros, as três principais informações que os brasileiros querem saber mais sobre seu potencial empregador são: salário e benefícios oferecidos (75%), plano de carreira (55%) e jornada de trabalho/período de férias (41%).

Segundo Calbucci, as empresas que desejam cuidar da sua força de trabalho continuarão atraindo e retendo os melhores talentos.

“Em uma era de amplo acesso à informação, vemos que quem busca uma nova empresa para trabalhar pesquisa ainda mais antes de tomar uma decisão, e empresas que estão investindo na sua marca empregadora, mostrando seus esforços para o bem-estar dos colaboradores são mais propensas a se destacar do resto”.

Na comparação com o último ranking, das 25 empresas selecionadas em 2021, dez já estavam presentes em 2019. São elas: Mondelez (3º lugar), Nestlé (7º), Samsung (10º), Boticário (11°), JSL (12°), Magazine Luiza (15°), Leroy Merlin (17º), Pepsi (18º), Vivo (23º) e Sodexo (24º).

Setores em destaque

Considerando o top 10 do ranking, o principal destaque é a empresa que ficou em primeiro lugar. A South System é uma empresa que fornece soluções de tecnologia para outras empresas e possui cerca de 500 funcionários.

“A mensagem que a empresa passa ao conseguir a primeira colocação é que é possível fazer um bom trabalho em termos de engajamento e cultura mesmo sendo uma empresa menor. E um dos destaques, segundo o depoimento dos profissionais é o apoio ao desenvolvimento dos colaboradores”, diz Calbucci.

Ele acrescenta que a concorrência acirrada no mercado de tecnologia também incentiva as empresas do setor a buscar soluções para manter um nível alto de retenção de talentos, o que inclui boa remuneração e benefícios, plano de carreira bem consolidado e outros recursos para manter os funcionários.

Vale lembrar que as empresas que ofertam vagas no Indeed não têm custos, nem os candidatos. A receita do Indeed vem dos upgrades de exposição que são oferecidos às empresas – que podem escolher pagar uma taxa para aparecer para um perfil de candidato, por exemplo, ou mesmo podem fazer campanhas de ofertas de vagas via plataforma.

Ele também destacou os setor de bens de consumo e varejo, que são grandes empregadores e que também foram bem avaliados. “São empresas que conseguiram atravessar a crise com um certo fôlego diante do cenário, afinal as pessoas se alimentam e estando em casa impulsionaram o comércio online, por exemplo. O consumo das famílias vem subindo”, aponta Calbucci.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 16, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 1,9% em setembro, o quarto mês seguido de resultado positivo para 72,5 pontos, o melhor patamar desde março. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 7,2%.


Últimas notícias

05/10/2021

'Temos de atender 35 milhões de brasileiros', diz Rubens Menin, fundador da MRV

Segundo Menin, Hors Concours do Master, a demanda é formada por um público, na maioria, do segmento econômico

Saiba Mais

21/09/2021

MRV lança podcast Construindo Sonhos, um novo canal de comunicação com os clientes

A MRV lançou no dia 15 de setembro, Dia do Cliente, a primeira série de podcasts produzida pela companhia, em parceria com a PodQuest e a Pod360.

Saiba Mais

13/08/2021

MRV: minha casa, meu consórcio

Maior construtora da América Latina adota nova modalidade de venda para facilitar o pagamento da entrada e ampliar atuação no segmento de imóveis econômicos.

Saiba Mais

02/06/2021

MRV destaca mulheres que fazem pedidos de casamento

Campanha criada pela SunsetDDB fala em empoderamento feminino e apresenta promoção para Mês dos Namorados

Saiba Mais

13/05/2021

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

Saiba Mais

13/05/2021

MRV vende mais do que o esperado nos EUA e avalia acelerar projetos

A MRV avalia revisar para cima seus planos de crescimento nos Estados Unidos, maior mercado imobiliário do mundo. A brasileira é dona da AHS

Saiba Mais

05/05/2021

MRV reforça marca com manifesto

A empresa conta como espera e planeja o futuro, construindo inovações que reduzem o impacto ambiental e social, promovendo o acesso de todos os brasileiros a um lar digno e de qualidade

Saiba Mais

23/04/2021

MRV paga R$ 130,6 milhões em dividendos

Proventos são pagos no dia 11 de maio; dividendos são parcela de lucro das empresas distribuídas aos acionistas

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.