Relacionamento com o cliente

14/09/2020

O momento das boas práticas

A sigla ESG nunca foi tão falada como agora. Proveniente das palavras Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance, em inglês) e existente há anos, o tema tem sido preocupação constante nas corporações atentas com o futuro. Seja pelo momento de pandemia global em que os maiores problemas mundiais ficaram mais evidentes ou apenas pela mudança na forma de pensar da população, a questão é que tem sido cada vez mais cobrada das empresas, por diferentes públicos, a atuação em boas práticas nos temas de responsabilidade social, ambiental e governança.

Se essas boas práticas ainda não estão intrínsecas na cultura de uma corporação, muitos e tem feito e estudado para que isso mude mundo afora. Grande parte dessas mudanças se deve ao fato de o mercado financeiro ter cobrado das empresas que elas destinem recursos em práticas ESG para não ficarem fora das grandes carteiras de investimento.Lançamentos de fundos de investimentos focados em ESG, investidas de fundos soberanos em empresas com políticas ESG bem estruturadas, lançamento de fundo imobiliário ESG são notícias diárias nos cadernos de finanças da grande imprensa. Os grandes investidores fizeram as companhias enxergarem que a adoção dessas práticas,além de benéfica para as sociedades e para o planeta, é capaz de entregar boa performance financeira. E, como sabemos, quando existe questão financeira envolvida, o mundo corporativo faz de tudo para rapidamente se movimentar.

É sabido que o Brasil é um país que precisa, e muito, de ajuda, e essas ações de ESG, além de serem importantes para a imagem das corporações, não deixam de ser um auxílio essencial à sociedade. Seja para as questões sociais, como cuidados básicos com seus colaboradores ou com as comunidades em que a organização está inserida, com investimentos em saúde e educação, ou para as questões ambientais, de gestão das emissões de gases de efeito estufa, redução de consumo de recursos naturais, entre outros, essa ajuda empresarial faz toda a diferença para a construção de um país mais igualitário e com oportunidades para todos.

Já que as grandes corporações detêm boa parte do capital nacional, é mais que correto que um dos principais empenhos para criar um país mais justo aconteça por meio das boas práticas dessas empresas. O Brasil não é adepto à cultura de filantropia, por exemplo, o país doa apenas 0,2% do PIB – o que não está nem perto de ser suficiente dadas as circunstâncias atuais.Felizmente, o tão falado momento do ESG tem feito com que organizações que não foram constituídas sob essa visão humanística corram para se adaptar. Ações de sustentabilidade e programas permanentes de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e de suas famílias, bem como de todas as comunidades onde se atua, por exemplo, devem passar a fazer parte do DNA das companhias.


*Raphael Lafetá é diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV

Fonte: Estadão

Últimas notícias

16/09/2020

MRV investe no digital para ampliar número de corretores

Maior incorporadora do país pretende quintuplicar o número de corretores que vendem seus produtos

Saiba Mais

14/09/2020

Estes são os vencedores por categoria das 100+ Inovadoras no Uso de TI

Vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (10) durante o IT Forum Anywhere

Saiba Mais

26/08/2020

MRV lança nova assistente virtual para aprimorar a experiência dos seus clientes

Após revisar os papéis de personagens anteriores, a companhia evoluiu e definiu uma nova assistente virtual que atende no WhatsApp, Facebook, telefone, plataforma digital de vendas e atendimento aos clientes.

Saiba Mais

25/08/2020

Mineira MRV está em ranking das 100 maiores empresas globais da construção civil

De acordo com o Ranking Global Powers of Construction 2019

Saiba Mais

20/08/2020

Ranking Marcas Mais do Estadão

MRV é eleita pelo quarto ano consecutivo como a melhor construtora do país

Saiba Mais

20/08/2020

Adoção do ESG é fundamental para o sucesso dos negócios

Empresas que não assumirem compromissos ambientais, sociais e de governança terão negócios e imagem comprometidos

Saiba Mais

06/08/2020

Esse lugar também é nosso

Duas engenheiras e uma economista contam como é atuar em setores predominantemente masculinos, os desafios que enfrentaram ao longo da carreira e as conquistas que abrem caminho para outras mulheres que querem seguir seus passos

Saiba Mais

21/07/2020

BTG Pactual digital, Cyrela e MRV se unem para doação à ONG Amigos do Bem

Em ação de solidariedade conjunta, empresas também incentivam clientes a doarem; veja como colaborar

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.