Após passar a maior parte do ano preocupada em reduzir os estoques de imóveis, a construtora e incorporadora MRV Engenharia retomou um volume mais forte de novos projetos nos últimos meses de 2013, conforme mostra relatório operacional prévio divulgado nesta segunda-feira, 20.
"O ajuste nos estoques foi concluído", afirmou o diretor financeiro, Leonardo Correa, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Segundo ele, os estoques estão próximos a nove meses de vendas. Na metade do ano passado, chegou perto de 12 meses. "O nível atual é ótimo. Não pensamos em reduzir mais", completou o executivo.
A companhia encerrou o ano com projetos que totalizam VGV de R$ 1,1 bilhão com registro de incorporação já emitidos e não lançados. Correa evitou detalhar as perspectivas de lançamentos para este ano, mas analisou que o mercado imobiliário está saudável, com demanda consistente e baixa concorrência para projetos voltados para o programa Minha Casa, Minha Vida. "Daqui em diante, os lançamentos serão feitos em "velocidade de cruzeiro", disse, sinalizando maior estabilidade nas operações.
Em seu relatório, a MRV também reportou vendas contratadas de R$ 1,230 bilhão no quarto trimestre, elevação de 1%, enquanto no acumulado do ano as vendas totalizaram R$ 5,094 bilhões, alta de 27%.
A velocidade das vendas no quarto trimestre foi de 23%, igual à registrada no mesmo intervalo de 2012, mas abaixo dos 28% do terceiro trimestre de 2013.
No quarto trimestre, 86% das vendas e 53% dos lançamentos se enquadraram no Minha Casa, Minha Vida.
A companhia concluiu obras de 12.583 unidades no quarto trimestre, totalizando 40.205 no ano. Os repasses foram de 10.012 unidades no trimestre e 43.465 no ano.
O portfólio da Log Commercial Properties, braço logístico da MRV, encerrou o ano com 1,317 milhão de m? de área bruta locável (ABL), sendo 89% de galpões, 7% de prédios para escritórios e 4% de imóveis para o varejo. Em 2013 foram entregues projetos com área de 159,7 mil m².
No quarto trimestre, a companhia bateu seu recorde de locação, com mais de 65 mil metros quadrados de ABL comercializados. No terceiro trimestre foram cerca de 40 mil metros quadrados.
06/01/2021
Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar
Saiba Mais21/12/2020
Companhia adota inovações para proporcionar experiências modernas de moradia aos clientes
Saiba Mais11/12/2020
A Sensia propõe empreendimentos em bairros estrategicamente localizados, personalização dos acabamentos e preço médio de R$ 350 mil a unidade
Saiba Mais16/09/2020
Maior incorporadora do país pretende quintuplicar o número de corretores que vendem seus produtos
Saiba Mais14/09/2020
Vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (10) durante o IT Forum Anywhere
Saiba Mais26/08/2020
Após revisar os papéis de personagens anteriores, a companhia evoluiu e definiu uma nova assistente virtual que atende no WhatsApp, Facebook, telefone, plataforma digital de vendas e atendimento aos clientes.
Saiba Mais