23/03/2017

MRV Engenharia e Prefeitura inauguram Jardim das Esculturas

A cerimônia de inauguração ocorreu na tarde da última quinta-feira (23) em São José-SC

São José ganhou mais um espaço ao ar livre para valorizar a cultura e a arte do município. A Prefeitura de São José inaugurou, na tarde desta quinta-feira (23), o Jardim das Esculturas na Avenida Beira-Mar de São José. O espaço conta com acessibilidade total para pessoas com deficiência visual e informações em braile, mapa tátil e miniaturas. A obra foi realizada pela Construtora MRV, que fez uma doação ao município josefense.

Representando a prefeita Adeliana Dal Pont, o vice-prefeito Neri Amaral reconheceu a luta da administração atual para colocar São José no patamar que está. “Hoje, São José é exemplo para muitos municípios e nós vamos continuar investindo em cultura, esporte, lazer, além das prioridades em saúde, educação e segurança”, garantiu Neri Amaral.
O Jardim reúne oito obras de arte construídas por artistas plásticos de diferentes países durante o 1º Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, que ocorreu em março de 2016, na Beira-Mar de São José. As artes em mármore passaram a pertencer ao município e ficarão em exposição permanente para visitação.
A superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Joice Porto, explicou que a inauguração do Jardim é o fechamento do ciclo de um grande projeto, que foi o Simpósio Internacional de Escultura em Pedra. “Desde 2013, estamos trabalhando com a adesão do Sistema Nacional de Cultura e com o compromisso de políticas culturais na arte e cultura do nosso município”, salientou Joice Porto.
Os escultores Wang Biao, de Taiwan; Hiroyuki Asakawa, do Japão; Nando Alvarez, da Espanha; Majid Haghighi, do Irã; Renato Brunello, do Brasil; Andrej Mitevski, de Macedônia e Klaus F. Hunsicker, da Alemanha; tiveram à disposição um bloco de mármore com 2 mil metros cúbicos e seis toneladas. As pedras utilizadas são de Santa Catarina e foram trazidas de uma jazida da região de Camboriú. Os temas das obras de arte eram livres, mas os artistas foram providos com informações sobre a história e a cultura da cidade para se inspirarem durante criação.
Uma das esculturas do Jardim é a reprodução de uma obra do artista plástico Sílvio Pléticos, de 93 anos. Para homenageá-lo, o escultor de Florianópolis Rafael Rodrigues reproduziu uma obra de Pléticos em mármore. Nascido em Pula, na Itália, Pléticos mora no Brasil há 60 anos, contribuindo muito para a arte catarinense, com pinturas, desenhos e obras modeladas em argila. Na época do Simpósio, o artista afirmou que nunca havia presenciado um evento de esculturas daquele nível em Santa Catarina.
O Simpósio foi promovido pelo Instituto Jorge Schröder (IJS), com apoio da Associação Internacional de Escultura Monumental, e coordenado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.
Na ocasião, o curador do Simpósio, Jorge Schröder, afirmou que o município está recebendo um grande legado. “Esse Jardim é um patrimônio histórico e hoje estamos fazendo muito mais do que entregar para a população uma praça. Estamos agregando patrimônio cultural à história da humanidade”, finalizou Jorge Schröder.
 

Últimas notícias

02/06/2021

MRV destaca mulheres que fazem pedidos de casamento

Campanha criada pela SunsetDDB fala em empoderamento feminino e apresenta promoção para Mês dos Namorados

Saiba Mais

13/05/2021

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

Saiba Mais

13/05/2021

MRV vende mais do que o esperado nos EUA e avalia acelerar projetos

A MRV avalia revisar para cima seus planos de crescimento nos Estados Unidos, maior mercado imobiliário do mundo. A brasileira é dona da AHS

Saiba Mais

05/05/2021

MRV reforça marca com manifesto

A empresa conta como espera e planeja o futuro, construindo inovações que reduzem o impacto ambiental e social, promovendo o acesso de todos os brasileiros a um lar digno e de qualidade

Saiba Mais

23/04/2021

MRV paga R$ 130,6 milhões em dividendos

Proventos são pagos no dia 11 de maio; dividendos são parcela de lucro das empresas distribuídas aos acionistas

Saiba Mais

23/04/2021

Abrainc: continuidade de obras do MCMV é fundamental para gerar empregos e renda

Saiba Mais

09/04/2021

Um mercado resistente ao vírus

Juros ainda baixos, boa oferta de apartamentos, fim das viagens e menores gastos com lazer direcionam recursos para a compra do imóvel novo

Saiba Mais

09/04/2021

O plano americano das empresas

Sinais de recuperação da economia, vacinação avançada, pacote trilionário do governo e resgate das políticas ambientais fazem empresas brasileiras aumentar a aposta nos Estados Unidos.

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.