07/08/2017

MRV quer aumentar pagamento de dividendos, diz co-CEO

A empresa pagou 306 milhões de reais em dividendos referentes ao lucro de 2015 em duas tranches, o mais cedo no início deste ano

A empresa pagou 306 milhões de reais em dividendos referentes ao lucro de 2015 em duas tranches, o mais cedo no início deste ano
Por Paula Sambo, Fabiola Moura e Jose Enrique Arrioja, da Bloomberg
São Paulo/Nova York – A MRV Engenharia & Participações SA, maior construtora da América Latina em unidades entregues, planeja gastar o dinheiro extra que gera aumentando os pagamentos de dividendos aos acionistas, de acordo com o co-CEO Rafael Menin Teixeira de Souza.

“A gente optou, no momento atual, por priorizar dividendo à recompra”, disse Menin em entrevista na sede da Bloomberg em Nova York. “No resultado de 2015, a gente distribuiu 50 por cento do lucro líquido em dividendos. E a tendência daqui pra frente vai ser uma distribuição crescente. Este é o nosso projeto”
A empresa pagou 306 milhões de reais em dividendos referentes ao lucro de 2015 em duas tranches, o mais cedo no início deste ano. Já distribuiu 132,3 milhões de reais em relação ao lucro de 2016, informou a empresa.
A MRV, com sede em Belo Horizonte, conseguiu passar pelo colapso do setor imobiliário no Brasil, em meio à recessão mais profunda do país, concentrando-se em habitação de baixa renda. Quando a recessão começou em 2015, as taxas de juros nos patamares mais elevados em uma década, o aumento da inflação e o desemprego recorde causaram uma onda de reestruturações de dívidas no setor, incluindo a PDG Realty SA, que chegou a ser a maior construtora do país em receita e a Rossi Residencial SA.
As vendas da MRV aumentaram 12% no segundo trimestre para 1,17 bilhão de reais, o melhor resultado em três anos, indicando que o pior da recessão do Brasil pode ter passado, pelo menos para a empresa. A MRV gerou caixa livre nos últimos 23 trimestres consecutivos e deve continuar a fazê-lo, disse Menin. Ele se recusou a projetar a geração de caixa futura ou o tamanho do dividendo, já que a empresa deve divulgar seus resultados auditados para o segundo trimestre no dia 9 de agosto.
A MRV também comprou 44 terrenos no trimestre, aproveitando os ativos postos à venda por concorrentes que não passaram tão bem pela crise. A MRV agora tem terrenos suficientes para construir 300 mil das 500 mil unidades residenciais que está planejando para os próximos 10 anos, dependendo de demanda, financiamento e licenciamento, disse ele.
“Crises tem ônus e bônus”, disse Menin. “Nós compramos os melhores terrenos disponíveis no Brasil pelo preço certo”.
Menin, que divide o cargo de CEO com Eduardo Fischer, não contempla fusões ou aquisições. Ele prefere que a MRV continue crescendo organicamente. A empresa continuará comprando terrenos e poderá gastar 400 milhões de reais este ano e mais 400 milhões de reais em 2018, disse ele.
“Temos uma abordagem muito conservadora e é por isso que nossas métricas continuam melhorando”, disse ele.
A MRV também não tem planos de se expandir internacionalmente ou diversificar em outros segmentos. À medida que a economia cresce, seu foco permanecerá na habitação de baixa renda.
“Nós pensamos que esse mercado é o maior mercado”, disse Menin. “O setor imobiliário é volátil e, nos últimos anos, muitas empresas afundaram. Nós sempre tentamos ter uma abordagem conservadora. Quem quer ser um accionista da MRV tem que entender que este é o nosso DNA “.

Últimas notícias

02/06/2021

MRV destaca mulheres que fazem pedidos de casamento

Campanha criada pela SunsetDDB fala em empoderamento feminino e apresenta promoção para Mês dos Namorados

Saiba Mais

13/05/2021

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

Saiba Mais

13/05/2021

MRV vende mais do que o esperado nos EUA e avalia acelerar projetos

A MRV avalia revisar para cima seus planos de crescimento nos Estados Unidos, maior mercado imobiliário do mundo. A brasileira é dona da AHS

Saiba Mais

05/05/2021

MRV reforça marca com manifesto

A empresa conta como espera e planeja o futuro, construindo inovações que reduzem o impacto ambiental e social, promovendo o acesso de todos os brasileiros a um lar digno e de qualidade

Saiba Mais

23/04/2021

MRV paga R$ 130,6 milhões em dividendos

Proventos são pagos no dia 11 de maio; dividendos são parcela de lucro das empresas distribuídas aos acionistas

Saiba Mais

23/04/2021

Abrainc: continuidade de obras do MCMV é fundamental para gerar empregos e renda

Saiba Mais

09/04/2021

Um mercado resistente ao vírus

Juros ainda baixos, boa oferta de apartamentos, fim das viagens e menores gastos com lazer direcionam recursos para a compra do imóvel novo

Saiba Mais

09/04/2021

O plano americano das empresas

Sinais de recuperação da economia, vacinação avançada, pacote trilionário do governo e resgate das políticas ambientais fazem empresas brasileiras aumentar a aposta nos Estados Unidos.

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.