13/07/2018

MRV tem o melhor 2º trimestre da história

A companhia já obteve licenças para 60% dos imóveis planejados para a segunda metade do ano

A MRV elevou em 28,3% os lançamentos no segundo trimestre deste ano, retomando o crescimento depois de um primeiro trimestre mais fraco, e prevê acelerar o ritmo das operações para atingir a meta de 50 mil unidades lançadas por ano até o fim de 2018.

"Estamos otimistas para o segundo semestre, a despeito de haver eleição, e nossa estratégia passa mais por lançar em cidades com muita demanda e pouca oferta", disse à Reuters o copresidente da maior construtora de imóveis econômicos do país, Rafael Menin.

De acordo com ele, a companhia já obteve licenças para 60% dos imóveis planejados para a segunda metade do ano. "Essa é a etapa mais lenta... Mas temos estoque de alvarás bastante elevado, com vários empreendimentos na iminência de serem lançados", explicou o executivo.

Conforme prévia operacional divulgada hoje (12), a MRV lançou R$ 1,7 bilhão em Valor Geral de Vendas (VGV) entre abril e junho, alta de 28,3% na comparação anual, recuperando parcialmente uma queda de 33,6% no primeiro trimestre em razão de questões burocráticas envolvendo a aprovação de projetos em regiões desabastecidas.

No acumulado deste ano, foram lançadas 16.417 unidades, o equivalente a R$ 2,514 bilhões. A cifra é 1,2% menor que do mesmo período de 2017 e, segundo Menin, fica abaixo da meta de 22 mil unidades traçada para os seis primeiros meses de 2018.

"Recuperamos uma parte razoável do prejuízo do primeiro trimestre e estamos confiantes de que o terceiro e quarto vamos fechar com o número planejado de 50 mil unidades", comentou o copresidente.

As vendas contratadas da MRV aumentaram 5,4% no segundo trimestre, para R$ 1,53 bilhão, elevando o total negociado desde o início do ano para R$ 3,03 bilhões, um montante 9,3% maior em relação a janeiro e junho de 2017.

O resultado trimestral seria R$ 59,1 milhões melhor se não fosse pela implementação da 'venda garantida', por meio da qual a venda é reconhecida somente na assinatura do financiamento bancário, uma prática implementada com o objetivo de zerar os distratos. O mecanismo foi implementado em quatro novas regiões no segundo semestre, atingindo 60% das operações da construtora, afirmou Menin.

Como resultado, a relação distratos sobre vendas caiu a 15,9% no fim de junho, ante 17,8% em março e 19,5% um ano atrás. "O distrato cai trimestre contra trimestre... Esperamos fechar o ano com perto de 100% [das operações na venda garantida]", disse o copresidente da MRV.

Menin ainda revelou que a construtora já desembolsou cerca de 45% dos R$ 500 milhões destinados à aquisição de terrenos em 2018. "Ano que vem o número será parecido e a partir de 2020 começará a cair", contou o executivo, lembrando que nos últimos quatro anos a empresa comprou mais áreas do que lançou.

Últimas notícias

26/02/2021

Audiência Pública Virtual - Meireles e MRV

Saiba Mais

26/02/2021

MRV lança marca para atender à classe média

O Sensia Parque Prado, em Campinas, interior de São Paulo, é o primeiro passo da construtora

Saiba Mais

05/02/2021

MRV oferece 30 mil bolsas de estudo para a área de Tecnologia da Informação

Em parceria com a Órbi Conecta, Banco Inter e Localiza os cursos online sobre linguagem de programação chegam ao total de 100 mil vagas; construtora fará uma live na próxima sexta-feira, 05/02, para lançar e explicar mais detalhes sobre o programa

Saiba Mais

15/01/2021

Vendas da MRV disparam 49% no 4º tri, mas lançamentos recuam

No acumulado do ano, as vendas da companhia de 7,72 bilhões de reais foram 39,1% maiores do que em 2019

Saiba Mais

14/01/2021

MRV: Lançamentos e vendas da plataforma terão crescimento de dois dígitos neste ano

Segundo empresa, lançamentos caíram 10,2%, no 4º trimestre de 2020, para R$ 2,13 bilhões

Saiba Mais

06/01/2021

Cinco empresas contam como se transformaram na pandemia

Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar

Saiba Mais

21/12/2020

MRV lança seu primeiro empreendimento com conceito Smart Living

Companhia adota inovações para proporcionar experiências modernas de moradia aos clientes

Saiba Mais

11/12/2020

MRV lança marca de médio padrão e projeta R$ 1 bilhão em vendas até 2023

A Sensia propõe empreendimentos em bairros estrategicamente localizados, personalização dos acabamentos e preço médio de R$ 350 mil a unidade

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.