31/05/2017

Para Pavimentar a Retomada

Construtoras buscam entender os novos hábitos dos consumidores para oferecer o que eles procuram


O ano de 2017 pode não ser maravilhoso, mas, tudo indica, será razoavelmente melhor do que o de 2016 para o segmento da construção civil, uma das áreas que mais geram empregos no Brasil e uma das mais afetadas pela crise econômica e política. Os analistas acreditam que este ano deverá representar o início da retomada nas vendas e nos lançamentos de imóveis. Essa recuperação, no entanto, vai depender do que acontecer com a economia do País nos próximos meses. Se as previsões otimistas se concretizarem, é possível que até dezembro o Produto Interno Bruto (PIB) do setor recupere, em parte, a queda de 5,2% registrada em 2016.

Mesmo nesse cenário de encolhimento, muitas construtoras têm buscado se aproximar cada vez mais de seus clientes. Afinal, investir na compra de um imóvel é um passo importante e requer muita organização financeira, além de confiança absoluta na empresa escolhida. Nesse sentido, a MRV, a primeira colocada na categoria do ranking Marcas Mais, tem procurado se adaptar às mudanças de hábitos de seus clientes. “Atualmente, eles são multicanais, buscam informações em diversas plataformas e esperam ser bem atendidos, com muita agilidade em todas elas”, diz Rodrigo Resende, diretor de comunicação, marketing e vendas da MRV. Por isso, a construtora tem investido constantemente em tecnologia para inovar sempre. “Acredito ainda que a fidelização de nossos consumidores ocorre pela força e solidez que a marca alcançou e pela qualidade dos produtos oferecidos”, finaliza Resende.

Boa parte desse reconhecimento da construtora pelo público está relacionada à longa parceria entre a MRV e a Impacto Comunicação, agência de propaganda que a atende há 28 anos. “Participamos da evolução da empresa desde o seu início, em Minas Gerais, até hoje, quando ela se tornou a maior construtora da América Latina. Acompanhamos sua expansão pelo Brasil, passando pelo lançamento das ações na Bovespa e pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Vivenciamos juntos todos os altos e baixos da economia brasileira”, conta Angela Drumond, diretora da Impacto.

Atender as expectativas dos clientes também parece ser um caminho importante para se criar um elo cada vez mais forte entre eles e as construtoras, como destaca Celso Ferreira de Oliveira, diretor-superintendente da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), que ocupa o segundo lugar do ranking. “Eles estão mais exigentes com os projetos, não somente em relação à qualidade de vida que proporcionam às suas famílias, mas também à agilidade no encaminhamento da contratação e nas garantias de entrega”, observa Ferreira de Oliveira.

Caminho semelhante percorre a Gafisa, terceira colocada, que busca estar sintonizada com os novos comportamentos dos clientes. “Eles estão mudando e procuramos caminhar na mesma direção. As próximas gerações não terão a necessidade de se fixar em um local, comprar apartamento e construir uma família como faziam seus pais. Atualmente, as prioridades mudaram. Por isso, qualidade de vida, sustentabilidade, preocupação social e relacionamento interpessoal são atributos muito relevantes”, ressalta Andre Luiz Chagas Pereira, gerente de marketing institucional da Gafisa.

Últimas notícias

26/02/2021

Audiência Pública Virtual - Meireles e MRV

Saiba Mais

26/02/2021

MRV lança marca para atender à classe média

O Sensia Parque Prado, em Campinas, interior de São Paulo, é o primeiro passo da construtora

Saiba Mais

05/02/2021

MRV oferece 30 mil bolsas de estudo para a área de Tecnologia da Informação

Em parceria com a Órbi Conecta, Banco Inter e Localiza os cursos online sobre linguagem de programação chegam ao total de 100 mil vagas; construtora fará uma live na próxima sexta-feira, 05/02, para lançar e explicar mais detalhes sobre o programa

Saiba Mais

15/01/2021

Vendas da MRV disparam 49% no 4º tri, mas lançamentos recuam

No acumulado do ano, as vendas da companhia de 7,72 bilhões de reais foram 39,1% maiores do que em 2019

Saiba Mais

14/01/2021

MRV: Lançamentos e vendas da plataforma terão crescimento de dois dígitos neste ano

Segundo empresa, lançamentos caíram 10,2%, no 4º trimestre de 2020, para R$ 2,13 bilhões

Saiba Mais

06/01/2021

Cinco empresas contam como se transformaram na pandemia

Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar

Saiba Mais

21/12/2020

MRV lança seu primeiro empreendimento com conceito Smart Living

Companhia adota inovações para proporcionar experiências modernas de moradia aos clientes

Saiba Mais

11/12/2020

MRV lança marca de médio padrão e projeta R$ 1 bilhão em vendas até 2023

A Sensia propõe empreendimentos em bairros estrategicamente localizados, personalização dos acabamentos e preço médio de R$ 350 mil a unidade

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.