Relacionamento com o cliente

27/06/2011

Rumo ao interior

Empresas apostam na expansão econômica das cidades menores, ampliam suas fronteiras e investem na descentralização

Empresas apostam na expansão econômica das cidades menores, ampliam suas fronteiras e investem na descentralização de seus negócios.

O empresário Rubens Menin, presidente da MRV Engenharia, a terceira maior construtora do País em faturamento, com receita de R$ 3 bilhões no ano passado, fez fortuna ao longo dos últimos 30 anos por descobrir oportunidades de negócios onde pouca gente  conseguia enxergar dinheiro. A caça ao tesouro seguia uma única estratégia: onde havia riqueza em expansão, lá os prédios da MRV eram erguidos. Dessa forma, sua construtora se tornou um termômetro do crescimento da renda no Brasil. Os negócios fechados pela empresa, no começo deste ano,  dão, assim, uma pista de como anda a geração de  riqueza no País.

No primeiro trimestre, dos 8,2 mil imóveis  lançados pela MRV, 50% foram feitos em cidades do interior dos principais Estados do País. Outros 22% foram reservados às capitais, e 28% em regiões metropolitanas. Líder no segmento de imóveis populares nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a MRV buscou cidades do interior desses Estados, mas foi também para municípios como Serra, no Espírito Santo, e Jaboatão de Guararapes, na região metropolitana do Recife. “Como parte de nosso plano de expansão, miramos em vários Estados e nos impressionamos com o excelente retorno”, disse ele à DINHEIRO, na sede da empresa, em Belo Horizonte. 

Embora distantes 1,8 mil quilômetros entre si, tanto Serra, polo siderúrgico capixaba,  como Jaboatão de Guararapes, que abriga uma fábrica da Coca-Cola e um centro de distribuição da Walmart,  praticamente dobraram o tamanho dos PIBs locais entre 2000 e 2008, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aumentaram, dessa forma, o peso de suas respectivas economias no PIB nacional. O município capixaba, por exemplo, passou de 0,25% para 0,38% a sua participação no PIB nacional, no período de oito anos.

 

(continua... Acesse o site da Isto É dinheiro)

Últimas notícias

16/09/2020

MRV investe no digital para ampliar número de corretores

Maior incorporadora do país pretende quintuplicar o número de corretores que vendem seus produtos

Saiba Mais

14/09/2020

Estes são os vencedores por categoria das 100+ Inovadoras no Uso de TI

Vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (10) durante o IT Forum Anywhere

Saiba Mais

14/09/2020

O momento das boas práticas

Saiba Mais

26/08/2020

MRV lança nova assistente virtual para aprimorar a experiência dos seus clientes

Após revisar os papéis de personagens anteriores, a companhia evoluiu e definiu uma nova assistente virtual que atende no WhatsApp, Facebook, telefone, plataforma digital de vendas e atendimento aos clientes.

Saiba Mais

25/08/2020

Mineira MRV está em ranking das 100 maiores empresas globais da construção civil

De acordo com o Ranking Global Powers of Construction 2019

Saiba Mais

20/08/2020

Ranking Marcas Mais do Estadão

MRV é eleita pelo quarto ano consecutivo como a melhor construtora do país

Saiba Mais

20/08/2020

Adoção do ESG é fundamental para o sucesso dos negócios

Empresas que não assumirem compromissos ambientais, sociais e de governança terão negócios e imagem comprometidos

Saiba Mais

06/08/2020

Esse lugar também é nosso

Duas engenheiras e uma economista contam como é atuar em setores predominantemente masculinos, os desafios que enfrentaram ao longo da carreira e as conquistas que abrem caminho para outras mulheres que querem seguir seus passos

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.