09/07/2020

Vendas da MRV crescem 37% no 2º tri e batem recorde, mas lançamentos caem

A MRV bateu recorde de vendas no segundo trimestre, apoiada por uma estratégia comercial agressiva, e se beneficiou da regularização de repasses para o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que minimizaram os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus.

A construtora especializada em imóveis econômicos informou nesta terça-feira que suas vendas de abril a junho somaram 1,81 bilhão de reais, com 11.479 unidades negociadas, e um aumento de 37,4% em relação à mesma etapa de 2019.

Além disso, com o fim da obrigação de o governo participar no pagamento de parte dos subsídios do MCMV, que agora depende apenas do FGTS até o fim do ano, os repasses das vendas foram normalizados.

“Com isso foi possível repassar um volume recorde de unidades no trimestre que (...) permitiu à companhia reportar uma geração de caixa de 210 milhões de reais”, afirmou a MRV em prévia de resultados do segundo trimestre.

O movimento aconteceu também na esteira da redução da taxa básica de juros à mínima recorde de 2,25% ao ano no país, o que levou bancos a também reduzirem os índices de correção aplicados sobre financiamento imobiliário.

Segundo a MRV, a velocidade de vendas (VSO, vendas sobre oferta) subiram para níveis similares aos vistos no final de 2018, com alta de 5,2 pontos percentuais ano a ano, e atribuiu parte da melhora ao aumento da eficiência da Caixa Econômica Federal nos repasses desde junho.

“A procura dos clientes se manteve elevada e a adoção de uma estratégia comercial mais agressiva se provou acertada”, afirmou a empresa no documento, prevendo que a manutenção desse cenário deve levá-la a mais geração de caixa no segundo semestre.

O ponto negativo do período foi a queda de 51,7% no volume de lançamentos, para 5.349 unidades, com a MRV preferindo “aproveitar o alto nível de estoque (...) e redução do volume de lançamentos”.

Além disso, as medidas de isolamento social impostos por governos regionais atrasaram alguns empreendimentos, disse a empresa, afirmando no entanto que no fim de junho, a maior parte dos canteiros de obra já estava funcionando normalmente e apenas 2% de suas obras seguiam paralisadas em função da pandemia.

No início da epidemia cerca de 20% das obras da empresa chegaram a ficar paralisadas, percentual que se reduziu para 6% no final de maio.

Últimas notícias

02/06/2021

MRV destaca mulheres que fazem pedidos de casamento

Campanha criada pela SunsetDDB fala em empoderamento feminino e apresenta promoção para Mês dos Namorados

Saiba Mais

13/05/2021

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

Saiba Mais

13/05/2021

MRV vende mais do que o esperado nos EUA e avalia acelerar projetos

A MRV avalia revisar para cima seus planos de crescimento nos Estados Unidos, maior mercado imobiliário do mundo. A brasileira é dona da AHS

Saiba Mais

05/05/2021

MRV reforça marca com manifesto

A empresa conta como espera e planeja o futuro, construindo inovações que reduzem o impacto ambiental e social, promovendo o acesso de todos os brasileiros a um lar digno e de qualidade

Saiba Mais

23/04/2021

MRV paga R$ 130,6 milhões em dividendos

Proventos são pagos no dia 11 de maio; dividendos são parcela de lucro das empresas distribuídas aos acionistas

Saiba Mais

23/04/2021

Abrainc: continuidade de obras do MCMV é fundamental para gerar empregos e renda

Saiba Mais

09/04/2021

Um mercado resistente ao vírus

Juros ainda baixos, boa oferta de apartamentos, fim das viagens e menores gastos com lazer direcionam recursos para a compra do imóvel novo

Saiba Mais

09/04/2021

O plano americano das empresas

Sinais de recuperação da economia, vacinação avançada, pacote trilionário do governo e resgate das políticas ambientais fazem empresas brasileiras aumentar a aposta nos Estados Unidos.

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.