Relacionamento com o cliente

Português Inglês
31/07/2015

Construtora em Piracicaba, SP, adota sistema que reutiliza água da chuva

Uma construtora adotou um sistema para utilizar água da chuva durante a execução da obra em Piracicaba (SP). O reaproveitamento é aplicado em diversos serviços executados dentro do canteiro de obras no bairro Santa Terezinha. O sistema permite o uso de 110 litros de água da chuva por dia, o que gera uma economia de 2.200 litros de água por mês e diminui cerca de 15% no valor da conta de água.
 
O sistema, criado por engenheiros, funciona por meio de bombas de sucção e mangueiras. A água da chuva é captada nos telhados e em toda a obra e fica acumulada dentro de reservatórios com capacidade para 500 mil litros. 
 
Um esquema composto por bombas submersas capta a água e leva direto para as mangueiras que são utilizadas pelos funcionários para regar os jardins, lavar as ferramentas, equipamentos e produzir as massas. Se a água do reservatório transbordar em épocas de muita chuva, ela vai direto para o Rio Piracicaba que fica atrás do local.
 
Túlio Pereira Barbosa, diretor da construtora, disse que posteriormente 84 torneiras ligadas ao reservatório serão colocadas em todo o condomínio e os moradores poderão utilizar nas atividades do dia a dia. O condomínio residencial será entregue com 1.344 apartamentos.
 
A empresa afirmou que em junho a média de consumo na obra foi de 250 mil litros de água por mês. E com a água da chuva, foi possível reduzir 2.500 litros.
 
A ação sustentável é resultado da preocupação com a crise hídrica. De acordo com Barbosa, a economia alcançada até agora só não foi maior porque não tem chovido muito, mas a previsão para julho é o fechamento com três mil litros de economia.
 

Fonte: G1


Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.