Relacionamento com o cliente

Português Inglês
26/11/2010

Evite o desperdício de água em casa

imagem água

Assoreamento dos rios, desmatamento e extinção de espécies silvestres. O que pode parecer estar longe da realidade de quem vive nos centros urbanos é, na verdade, responsabilidade de todos. De um lado, para evitar danos ambientais, existem medidas de responsabilidade dos governantes, como o tratamento de esgoto e a criação de legislações que protegem os recursos naturais. Mas, a racionalização do uso da água depende de cada cidadão.

No Brasil, 22% dos recursos hídricos se destina ao uso doméstico (59% à agricultura e 19% ao uso industrial). Assim, é importante se lembrar que a forma como os recursos hídricos são usados em cada residência faz diferença no globo. Lembre-se de fazer sua parte, pois por meio de atitudes simples você pode contribuir significativamente para o planeta. Veja algumas dicas:

- Elimine vazamentos e nunca deixe torneiras pingando: pouco mais de uma gota por segundo é o suficiente para a soma de 46 litros de água em mês, o correspondente a 16 mil e quinhentos litros no ano. Um buraco do tamanho de uma cabeça de alfinete no encanamento pode ser o responsável por 96 mil litros desperdiçados em um ano.

- Enquanto escova os dentes, feche a torneira:
Ao deixar a torneira aberta, o desperdício em uma única vez pode ultrapassar os 17 litros de água, ao final de 7 escovações, você terá consumido quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de uma criança.

- Economize água ao lavar a louça: recomenda-se o uso de uma bacia cheia de água (ou mesmo encher a própria pia) enquanto se ensaboa a louça. Assim, a torneira só precisa ser aberta no momento do enxágüe. Dessa maneira, ao lavar louças por 15 minutos, a redução do consumo cai em até 160 litros.

- Reduza o desperdício no banho: 10 minutos de ducha representam, em média, 160 litros de água. Porém, enquanto se ensaboa, você pode deixar o chuveiro fechado e economizar até 96 litros de água por banho.

- Utilize uma vassoura para limpar a calçada: usar uma mangueira para lavar a calçada por 15 minutos implica em quase 300 litros de água descendo pelo bueiro da rua. Se esse for um hábito semanal, em 20 anos, o gasto total será além dos 290 mil litros, o suficiente para suprir as necessidades diárias de água - para beber - de cento e quarenta e cinco mil pessoas.

Link para download:


Galeria de fotos

Matérias relacionadas
A #Sustentabilidade

Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.