Relacionamento com o cliente

Português Inglês
25/03/2014

Hora do Planeta - Preserve nossos recursos hídricos

salvar o planeta

Atualmente, metade da população mundial sofre com problemas relacionados ao abastecimento de água. Isso acontece devido à poluição e à seca, esse quadro é muito preocupante, pois somente 1% da água existente na Terra é de água doce. Essa quantidade de água é distribuída irregularmente ao redor do mundo e com ela é preciso atender os cerca de 7 bilhões de habitantes do planeta.

Além disso, existem fatores muito preocupantes que afetam a qualidade desse 1% de água doce, que é a poluição por esgoto, lixo, agrotóxicos e resíduos industriais.  O consumo também é muito grande e desenfreado. Por dia uma pessoa gasta cerca de 250 litros com banho, cuidados de higiene, preparo da comida, lavagem de roupas e louça, limpeza da casa, tratamento das plantas e também a água para beber.

Para que não falte agua em um futuro próximo, todos nós precisamos fazer um uso racional da água. Então o que é possível fazer para evitar o desperdício? Confira as dicas:

1. Feche a torneira durante a ducha, enquanto passa o sabonete no corpo;

2. Ao escovar os dentes feche a torneira;

3. Descarte o lixo em recipientes apropriados e nos locais corretos para coleta, não jogue nada no vaso sanitário, nem na rede de esgoto;

4. Cheque se a descarga está regulada;

5. Não jogue lixo na rua, pois basta chover para que seja levado para o bueiro, onde o lixo ganha volume e provoca alagamentos;

6. Não lave a calçada, use a vassoura;

7. Não lave o carro com a mangueira, use um balde, assim a quantidade de água consumida será menor;

8. Colete a água da máquina de lavar para limpar o quintal;

9. Feche a torneira para ensaboar a louça;

10. Colete a água da chuva com baldes, ela serve para lavar o quintal e aguar as plantas.

Saiba mais sobre a preservação da água

 Em 1992, durante o evento RIO 92  a ONU (Organização das Nações Unidas) assinava a Declaração Universal dos Direitos da Água, documento que transparecia a preocupação da entidade em preservar o que considera um “patrimônio do planeta”, responsabilidade de “cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão”.

Segundo o documento, “os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Com informações dos sites Educar para crescer, Sua pequisa, 306 graus.terra, Portal viva 

Fonte: Campanha MRV

Link para download:


Galeria de fotos

Matérias relacionadas
A #Sustentabilidade

Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.