Relacionamento com o cliente

Português Inglês
20/03/2017

MRV Engenharia e Prefeitura de Piracicaba Comemoram o Dia Mundial da Água

Gota de água

No último sábado – 25 de Março – no Largo dos Pescadores, finalizando a Semana da Água, foi realizado o evento “Dia Mundial da Água: 23º Arrastão Ecológico do Rio Piracicaba e Campanha Rio Vivo - juntos pela consciência ambiental na bacia do Rio Piracicaba". A iniciativa foi uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro e o ambientalista Jose Carlos Masson. 
A programação incluiu uma abertura solene, saída de barcos que realizaram o recolhimento de materiais ao longo do rio e ações educativas da Campanha Rio Vivo, no Largo dos Pescadores. 
O 23º Arrastão Ecológico, idealizado pelo navegador José Luiz Guidotti e atualmente coordenado pelo Sr. José Carlos Masson visa a retirada de lixo e entulhos das margens do Rio Piracicaba. Através dessa ação busca-se o envolvimento e mobilização social da população na defesa do Rio Piracicaba, melhorando a paisagem e contribuindo para o turismo sustentável e ecologia do Rio Piracicaba. Nesse ano a remoção de materiais do rio será feita exclusivamente por embarcações. O local de saída dos barcos, bem como o local de retorno com os materiais recolhidos, será a Rampa da Av. Beira Rio, em frente ao largo dos pescadores. 
A Campanha Rio Vivo é uma ação idealizada pela SEDEMA, por meio da equipe do Núcleo de Educação Ambiental e visa orientar a população e estimular relações sustentáveis com a água, ribeirões e rios da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, por meio de atividades de educação ambiental. Esse ano a Campanha Rio Vivo está se reestruturando através de uma parceria com a APERP – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes, a fim de realizar ações contínuas de retirada de materiais das margens do Rio Piracicaba, orientações e ações educativas com usuários e comunidades a fim de melhorar a qualidade do rio Piracicaba e seus afluentes. 
Durante o evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, as atividades da Campanha Rio Vivo acontecerão em formato de oficinas e exposições com a presença de Instituições que atuam com educação ambiental no município, conforme tabela abaixo. O evento contará ainda com apresentações musicais com a dupla caipira “Claudemir e Moisés” e o coral de jovens do Projeto Guri e performance teatral com a Companhia Teatral Ronaumrose do Instituto Formar. O encerramento está previsto para 12h quando os barcos retornarem com os materiais recolhidos num trecho do Rio Piracicaba.
O evento conta com o patrocínio das empresas ElringKlinger, Instituto MRV, OJI Papéis Especiais, Noiva da Colina Corretora de Seguros, Porto Seguros, Açaí do Pé e ACIPI. E o apoio da APERP – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes, Ambiental Piracicaba, Grupo de Escoteiros São Mário e Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo, Secretaria Municipal de Transito e Transportes, Secretaria Municipal de Obras, Centro de Comunicação Social da Prefeitura Municipal, Brigada de Emergência, Guarda Civil Municipal e SEMAE.
 
GRUPOS OFICINEIROS/EXPOSITORES (Instituição Atividade) 
APERP – Associação dos Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes Orientações sobre benefícios ambientais da Pesca Esportiva e equipamentos utilizados 
SEMAE – Programa Agua Amiga Laboratório móvel do Programa Agua Amiga 
CONSÓRCIO PCJ – Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Atividades com a maquete da Bacia Hidrográfica abordando o tema uso e ocupação do solo 
ESALQ – Programa Ponte Atividades abordando o tema Biocombustíveis e Mudanças Climáticas 
ESALQ – Programa Usp-Recicla Atividades abordando o tema Consumo Responsável, Coleta Seletiva e Compostagem 
DANIEL FERRAZ DE CAMARGO – Projeto Prevenir, Educar e Preservar Exposição de artesanato com garrafas pet e apresentação de poesias abordando o tema ambiental 
GRUPO DE ESCOTEIROS SÃO MÁRIO Orientações sobre como reduzir o consumo de água nas casas e de como construir um sistema de reaproveitamento de água de chuva 
ETEC “Ary de Camargo Pedroso” Orientações sobre materiais que podem ser encaminhados para Coleta Seletiva 
Ambiental Piracicaba / SEDEMA Orientações sobre Coleta Seletiva no município 
 
GRUPOS QUE CONFIRMARAM PRESENÇA COMO EXPECTADORES E PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES 
ETEC Ary de Camargo Pedroso
Grupo de Escoteiros São Mário
Grupo de Escoteiros Piracicaba
Casa do Amor Fraterno
Associação Atlética Educando para o Esporte
Fundação Raízen

Fonte: Maxpress

Link para download:


Galeria de fotos

Matérias relacionadas
A #Sustentabilidade

Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.