Relacionamento com o cliente

Português Inglês
30/04/2015

MRV promove campeonato de sustentabilidade e insere mais de mil ações ambientais

Em um ano, 100 canteiros de obra da MRV realizaram cerca de 1.263 ações sustentáveis incentivados por um campeonato interno de sustentabilidade iniciado em julho do ano passado e que está sendo encerrado este mês. Esta iniciativa faz parte de uma diretriz da empresa que elegeu o ano de 2014 como o Ano da Sustentabilidade e tem buscado incentivar os seus colaboradores a criar soluções sustentáveis em seus canteiros de obras e escritórios. “Queremos fomentar que as pessoas passem a pensar em sustentabilidade em ações que realizam no seu cotidiano focando na limpeza, organização e atendendo aos requisitos legais da legislação ambiental vigentes no País”, explica o engenheiro José Luiz Esteves da Fonseca, gestor executivo da MRV de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e um dos organizadores deste campeonato. 

Dos 100 canteiros participantes, 23 foram da região  Nordeste, 13 do sul do País e 11 da região de Belo Horizonte o que  corresponde a quase metade da amostra. No Estado de São Paulo, ao somar os canteiros das regionais de Campinas, Grande SP/ Vale Paraiba e Ribeirão Preto houve 19 participantes. “Tivemos a grata surpresa de ter um canteiro no nordeste onde foram realizadas mais de 50 ações sustentáveis e um outro no sul do país com 20 ações”, comemora o gestor. 

Durante o campeonato, entre as iniciativas em sustentabilidade promovidas pelos funcionários destacaram-se as de logística reversa; reaproveitamento de água de chuva para uso no canteiro de obras; reaproveitamento de água utilizada nos banhos para descargas; criação de horta agroecológica; descarte adequado de óleo vegetal; economia de energia por meio de telhas translúcidas e de lâmpadas de garrafas PET; criação de bicicletários; projetos de reuso de água da betoneira, entre outros.   

 Os prêmios serão entregues aos empreendimentos com o maior número de ações ambientais. Os engenheiros das obras e os responsáveis pela  gestão de resíduos ganharão tablets e smartphones além da festa de confraternização.

A maior contribuição desta iniciativa, segundo o gestor, foi a conscientização dos funcionários. “É um caminho sem volta, pois os trabalhadores perceberam os ganhos ambientais e sociais destas ações, além do financeiro e já não querem mais  fazer de outro jeito”, explica ele. “É um processo que todos ganham”

Hoje, ao iniciar um novo empreendimento, os engenheiros já inserem as práticas de sustentabilidade no planejamento da obra. “Cada vez mais isso tem se tornado um padrão na MRV”, explica José Luiz.


Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.