Relacionamento com o cliente

Português Inglês
15/09/2015

Solução sustentável gera economia para construção civil

construção responsável

Os resíduos de construção civil e demolições são responsáveis por 60% de todo o lixo sólido urbano no Brasil, segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (ABRECON). Ao todo, são oito bilhões de reais jogados fora devido a falta de reciclagem dos materiais. Para minimizar esse desperdício, a MRV Engenharia pratica em seus canteiros a correta gestão de resíduos.
Uma das iniciativas adotadas na regional do Vale do Paraíba é a logística reversa, processo de destinação correta de resíduos restantes dos materiais. Blocos de concreto, pedaços de estacas, restos de concretos gerados pela fundição, demolição de pisos, pedaços de manilhas, entre outros itens de construção, descartáveis no canteiro de obras do empreendimento Parque Trenton, em Taubaté, são reaproveitados. Desde o início do ano, essa atividade gerou uma economia de R$ 70.000,000 correspondente a 5.000 m3 de resíduos que deixaram de ser enviados aos aterros sanitários. 
Com a solução sustentável, a empresa garante também que esses materiais sejam reutilizados no próprio canteiro de obras. A construtora adquire agregados reciclados como areia, utilizada para envelopamento de tubos e proteção de pavimento asfáltico, e grandes britas, para forrar terrenos que receberão trânsito de maquinário pesado. Esta iniciativa já soma mais R$13.000 de economia.
"Hoje precisamos ter consciência não apenas dos materiais utilizados no canteiro de obra, mas em todas as etapas práticas que objetivam mitigar cada vez mais os impactos causados ao meio ambiente. Assim, a MRV busca soluções ambientalmente corretas ao iniciar um novo empreendimento, sempre com o objetivo de racionalizar o consumo de materiais e de recursos naturais, criando um círculo virtuoso de desempenho sustentável.", afirma o engenheiro da MRV - Regional Vale do Paraíba, Guilherme Corrá de Moura.
 


Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.