Relacionamento com o cliente

Português Inglês
24/03/2015

MRV Engenharia firma parceria com UEPB para pesquisa sobre gestão de resíduos

Com o objetivo de reduzir o montante de resíduos gerados na construção civil e monitorar o descarte desses resíduos no meio ambiente, a MRV Engenharia fechou uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para o desenvolvimento de um estudo nas obras da construtora no estado.  Durante o projeto, que tem duração prevista de um ano, cinco pesquisadores terão apoio da equipe de gestão ambiental da empresa para coletar informações e identificar pontos de melhoria na gestão de resíduos da obra. A empresa é a primeira construtora a apoiar o Programa de Gestão Ambiental nas Empresas (PGAMEM) da UEFB, que desenvolve pesquisas nas áreas de utilização da serragem de corte e polimento do mármore e granito, resíduo de construção e demolição (RCD) em materiais de construção, educação ambiental, entre outros.

 

Para o diretor de Produção da Regional Nordeste, Maurício Raso, a parceria será importante para que a empresa intensifique as ações sustentáveis em atendimento à resolução 307 do CONAMA, que prevê prioritariamente a não geração dos resíduos, também a redução, reutilização e a reciclagem dos resíduos. “Com a aplicação do controle estatístico teremos uma ideia de quanto de resíduo estamos gerando, quanto é aceitável ou não. Também estão previstas capacitações e treinamentos dos colaboradores das obras para contribuírem com as melhorias”, comentou.

 

Segundo o professor de Engenharia Ambiental da Universidade envolvido no projeto, William de Paiva, serão utilizadas uma série de ferramentas para analisar como o descarte de resíduo de construção e demolição está sendo feito e, a partir dos resultados,  serão implantadas melhorias periódicas em cada etapa da obra. “Vamos identificar os pontos vulneráveis e treinar os colaboradores onde percebemos os problemas”, comentou.

 

A pesquisa envolverá estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química da UEFB. Inicialmente, o projeto será desenvolvido no canteiro de obras do residencial Dallas Park, mas a ideia é que seja estendido para as obras da construtora em Caruaru.

 

A MRV Engenharia

 

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No ano de 2014 a companhia vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis.

Link para download:


Galeria de fotos

Matérias relacionadas
A #Sustentabilidade

Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.