Português Inglês
25/06/2021

Cerca de 100 executivos se reúnem para debater práticas ESG

No último dia 24 de junho, ocorreu a mais recente edição do CEO Insights, um encontro virtual promovido pelo Institute Business Education (IBE) que, desta vez, trouxe à pauta o tema ESG.

apresentação

No último dia 24 de junho, ocorreu a mais recente edição do CEO Insights, um encontro virtual promovido pelo Institute Business Education (IBE) que, desta vez, trouxe à pauta o tema ESG. O evento reúne CEOs e altos executivos com o objetivo de discutir temas de interesses comuns entre os tomadores de decisão das principais empresas e organizações. “Realizamos esta série desde 2013, sempre trazendo assuntos relevantes definidos pelo próprio grupo que reúne profissionais C-Levels de todo o Brasil”, informou o anfitrião do evento, Heliomar Quaresma, presidente do IBE.

O 35º CEO Insights teve mediação do presidente do Conselho de Presidentes (CP), Paulo Vasconcelos. Fundado em 2010 pelos grupos Bonsucesso e Cenibra, o CP visa à maior competitividade e lucratividade das empresas, para que, por meio de uma atuação estratégica e comprometida com a sustentabilidade, façam a sua parte na construção de um mundo justo e sustentável. O webinar contou ainda com a presença do diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da construtora MRV, Raphael Lafetá, e da gestora de comunicação corporativa e sustentabilidade da Localiza, Rozália Del Gáudio. O tema do evento foi “ESG: Sua empresa está preparada?” e abordou as práticas centralizadas em governança ambiental, social e corporativa usadas na mensuração da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma companhia.

Segundo estudo elaborado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2020, 84% dos representantes do setor empresarial têm interesse em saber mais sobre a agenda e critérios ESG. O levantamento apontou cinco iniciativas mais identificadas nas empresas: criação de mecanismos internos de compliance e segurança (79%); gestão de resíduos (76%); criação de comitês de governança (68%); apoio emergencial à pandemia de Covid-19 (61%); e apoio às comunidades em torno (60%).

Desde sua fundação em 1983, a Localiza mantém uma cultura sólida e aberta a propostas ESG, com valores robustos representados por seus executivos. Segundo Rozália Del Gáudio, a empresa conta com comitê de sustentabilidade para elaborar e gerir indicadores e metas com foco na governança ambiental, social e corporativa, que envolve colaboradores e a própria operação da locação de carros nas agências, como a implementação de lavagem a seco dos automóveis. Em 2021, a sustentabilidade passa a permear toda a organização a partir do novo propósito da empresa: “Com você, construindo o futuro da mobilidade sustentável”. “Na história, evoluímos a partir da economia linear. Atualmente, com o novo modelo de economia circular, é preciso usar o melhor do conhecimento disponível para definir produtos e projetos que possam ser ressignificados, regenerados e reutilizados sem explorar ao máximo os recursos naturais”, afirmou a gestora.

Conforme o diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV, Raphael Lafetá, a construtora já gera um produto dentro das práticas ESG, por centralizar seus projetos em habitação popular, que trazem segurança, saúde e educação aos seus moradores e seguem práticas ambientais e de governança. A maior construtora residencial da América Latina integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, composto por empresas reconhecidas por sua governança corporativa, além de boas práticas ambientais e sociais. Em 2018, a organização teve a oportunidade de apresentar a série de propostas e ações do Instituto MRV na 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre eles, o Projeto Nota Dez, que leva alfabetização e profissionalização à equipe de construção diretamente no local de trabalho, ou seja, no canteiro de obras. “Elaborar práticas ESG que se adequem ao negócio da sua empresa torna mais fácil o engajamento de todos os envolvidos”, declarou Lafetá.

O 35º CEO Insights estará disponível integralmente no canal da IBE no Youtube: https://www.youtube.com/user/ibenasredes. A próxima edição deste evento será em 23 de setembro e o novo tema será divulgado em breve.

Sobre o CEO Insights

Criado em 2013 por ex-alunos do programa CEO IBE, é uma ação que reúne CEOs e altos executivos, cujo propósito é estimular o debate de interesses comuns entre os tomadores de decisão das principais empresas e organizações no Brasil. Com um intenso networking e troca de experiências, os encontros promovidos pelo grupo trazem temáticas em evidência no universo corporativo, pensadas para contribuir com a evolução do seu ecossistema.

Sobre o Institute Business Education

O IBE (Institute Business Education) começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios no interior paulista. Até 2019, foi responsável pela formação de 46 mil executivos, através de programas de ensino especializados, produção de artigos e livros, frutos de estudos e pesquisas de professores e alunos.


Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.