Relacionamento com o cliente

Português Inglês
25/05/2018

Compensação de Gases 2017

AMIGO DO CLIMA 2017

A MRV vem trabalhando para reduzir o seu impacto nas mudanças climáticas e a inovação tem sido o grande motor das mudanças e da evolução das práticas e processos da empresa. Dentre as práticas da MRV, destaca-se o investimento em projetos de compensação de suas emissões referentes aos escopos 1 e 2, participação em grupos de estudos da área, como o Fórum Clima, Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), Pacto Global, GHG Protocol e CDP – Ações Empresariais sobre Mudanças Climáticas, implementação de projetos de mitigação, estabelecimento de metas de sustentabilidade atreladas à remuneração variável da alta direção e outros cargos. Como parte de sua estratégia em sustentabilidade, a empresa atua nos programas com alguns focos como mobilização, sensibilização e articulação, redução das emissões, precificação de carbono, gestão de riscos climáticos e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas.

A MRV também tem investido na integração da tecnologia à sua gestão. A empresa, que já utilizava a tecnologia para a gestão de indicadores de GEE por meio do uso do Software CLIMAS, também o adotou para a gestão do reporte do CDP, o qual possui pontuação A - . Por meio do Climas, a MRV criou ações de melhoria em sustentabilidade e as designou aos departamentos responsáveis pelas respectivas implementações, o que possibilitou o envolvimento de mais de 20 departamentos da empresa e uma melhor gestão não apenas das respostas dadas ao CDP, mas de todo o processo que antecede o reporte. Como resultado, a empresa pôde avançar no tema e informar aos investidores de maneira mais assertiva seus impactos ambientais e suas estratégias de sustentabilidade.

Em relação à Gestão e Compensação de Emissão de GEE, a MRV trabalha em toda a sua cadeia produtiva, com destaque para seus escritórios, lojas e obras para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Para guiar esse processo, a empresa elaborou o Plano de Gestão de Carbono, feito com bases nas diretrizes da Política Nacional de Mudanças Climáticas e da Agenda Climática. A implementação do plano conta com a participação de diversos setores da companhia e busca a melhoria contínua na elaboração e verificação externa do Inventário de Gases de Efeito Estufa, além de incluir o trabalho permanente com projetos de mitigação de emissões e compensação das emissões por meio do Programa Amigo do Clima. Ressalta-se que desde 2015 a MRV compensa 100% das suas emissões de escopo 1 e 2, investindo nos seguintes projetos: Geração de Energia Renovável com Bagaço de Cana, Uso de Biomassa Renovável em Cerâmicas, Cogeração de Energia, Substituição de combustível em frotas flex-fuel; Geração de Energia Renovável em PCHs; Redução de emissão em Aterro Sanitário; Destruição de metano em Granjas de Suínos, e Redução de emissões do Desmatamento e da Degradação florestal (REDD) na Amazônia. Alinhada à ação de compensação global das emissões de GEE das atividades da companhia, a MRV Engenharia também compensou integralmente as emissões de GEE referentes ao website MRV Sustentável (www.mrv.com.br/sustentabilidade) e site MRV (www.mrv.com.br) durante o último ano. Para verificação de rastreabilidade dos dados e projetos de compensação de carbono http://amigodoclima.com.br/actions/5915c528f55807409787f47d


Também como parte do escopo do Plano de Gestão de Carbono, a MRV realiza programas de treinamentos e capacitações para colaboradores, terceirizados e fornecedores, cálculo da Pegada de Carbono de seus produtos, análise de vulnerabilidade e risco às mudanças climáticas de seus empreendimentos e diagnóstico das fontes e processos de emissões. Em relação à análise de vulnerabilidade às mudanças do clima avaliou os principais impactos potenciais (inundação, deslizamento, dengue e ondas de calor), calculados por meio do Model of Vulnerability Evaluation (MOVE).

Fonte:

Link para download:


Galeria de fotos

Matérias relacionadas
A #Sustentabilidade

Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.