Relacionamento com o cliente

Português Inglês
29/06/2018

Diagnóstico de ODS's MRV Engenharia

Diagnóstico de ODS's MRV Engenharia

Em 2015, líderes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas - ONU aprovaram, por consenso, uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, a Agenda 2030. A construção da Agenda resultou na definição de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS’s, desdobrados em 169 metas e 231 indicadores. Os ODS’s passaram, a partir de então, a orientar países e instituições na adoção de medidas que visam acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e injustiças e combater as mudanças climáticas.

Em 2016, a MRV reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável tornando-se signatária do Pacto Global. Suas ações, já antes direcionadas para uma gestão responsável e orientadas para a geração de impactos socioambientais positivos, passaram a contribuir, de forma mais articulada, para o alcance das metas globais de desenvolvimento. A participação da Construtora no Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE, também reflete a internalização desses valores nos seus processos de negócio, com foco na potencialização do impacto gerado e mitigação dos riscos socioambientais. A Companhia reporta à ONU e Ibovespa/B3, anualmente, o desenvolvimento das ações destinadas à consecução dos ODS’s no âmbito institucional e na sua esfera de influência.

A MRV Engenharia, ao participar do Pacto Global, junta-se a mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo, comprometidas em gerir negócios de forma responsável e executar ações estratégicas para avançar em objetivos de desenvolvimento globais, com ênfase na colaboração, inovação e sustentabilidade.
A MRV Engenharia realizou um diagnóstico sobre a relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sua atuação.

+7mil colaboradores convidados a participar da pesquisa
56,43% dos respondentes foram mulheres
33 diagnósticos de área realizados, incluindo o Instituto MRV

Por que definir indicadores de impacto alinhados com os ODS’s é tão importante para a MRV?
O alinhamento da mensuração do impacto gerado pela MRV com os ODS’s é fundamental para o aprofundamento da gestão do impacto organizacional, tendo em vista os compromissos firmados com o Pacto Global. O resultado desse trabalho de diagnóstico materializa-se, também, na possibilidade de uma seleção mais precisa de indicadores que compõem matrizes de impacto reconhecidas globalmente. Assim, gestores poderão monitorar, de forma mais efetiva, o impacto gerado pelas ações realizadas e melhor compreender como essa atuação local está articulada e auxilia na promoção de objetivos globais.

As análises foram realizadas com a finalidade de refinar a gestão e potencializar o impacto gerado pela MRV. Todos os diagnósticos foram estruturados considerando a matriz de impacto da ONU como pilar estratégico fundamental. Seguindo a metodologia proposta, selecionou-se a matriz de metas de Participação nos Lucros e Resultados - PLR para uma primeira avaliação de maturidade. A definição do foco de análise decorreu do alcance e da sistemática de monitoramento das metas já implementada. Todas as áreas da organização possuem metas de PLR e periodicidade de apuração pactuadas.
As metas de PLR das áreas foram avaliadas e conectadas à matriz de impacto da ONU. Priorizaram-se as metas com maior correlação com os ODS’s. Juntamente com a apresentação dessa análise, sugerimos a seguir alguns indicadores que podem auxiliar a organização na gestão do seu impacto.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos pelos países membros da ONU em 2015. São 17 Objetivos, 169 metas e 231 indicadores que orientam países e empresas na adoção de ações que visam acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e injustiças e combater as mudanças climáticas.

Fonte:

Link para download:


Galeria de fotos

Matérias relacionadas
A #Sustentabilidade

Email enviado com sucesso!

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.