13/08/2015

A experiência do decorado levada ao universo digital

A MRV resolveu levar os apartamentos decorados de show-room aos seus consumidores por meio da realidade virtual

Visitar o estande de um apartamento decorado faz parte da rotina de qualquer pessoa que decide comprar um imóvel novo. Mas isso demanda tempo, algo que nem sempre é tão fácil conseguir nos dias de hoje, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos.(...) Pensando nisso, a MRV Engenharia inovou ao levar um apartamento decorado para o Business View (BV), produto do Google Maps que proporciona um tour interativo em ambientes internos. A ideia era fazer esse potencial comprador se engajar mais, ter uma experiência melhor com o produto da construtora, podendo visitar o apartamento a qualquer horário do dia ou da noite, acelerar o processo de compra ou, pelo menos, atrair esse potencial comprador que viu os juros subir e o sonho da casa própria se distanciar. Foi em torno desse objetivo que a equipe de contas do Google se uniu à construtora prestando uma consultoria para atingir o propósito. 
 
Como a MRV é focada na classe C, que é super conectada e tem 46% de heavy users de internet, o primeiro passo foi fotografar alguns dos apartamentos mobiliados para disponibilizar o passeio virtual no BV. Outra característica, dessa vez comum a todas as classes, é a de privilegiar a experimentação em um ambiente real antes de tomar uma decisão de compra. A menos que você seja um investidor que está mais interessado nos números do retorno do imóvel do que os de sua metragem. A partir desse cenário, a estratégia passou a ser a adoção do Google Cardboard, um dispositivo de papelão de baixo custo e portátil que torna o smartphone um óculos de realidade virtual, aliado a um aplicativo dedicado que otimizasse a navegação de visita, baseada no BV, transformando completamente a experiência do usuário. "Foi um caminho natural a seguir. O BV já possibilitava a utilização do cardboard, mas a criação de um app específico pela agência da construtora trouxe maior fluidez a essa experiência", diz Igor Lima, gerente de Indústria do Google.
 
 
Todo o projeto começou em novembro do ano passado e entrou em operação em maio deste ano. O resultado foi aprovado pelos usuários. A prova de fogo foi realizada no Feirão da Caixa de Belo Horizonte, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, quando a MRV distribuiu 100 cardboards e vendeu cerca de 20 imóveis. No total, foram mais de 70 cadastros feitos no feirão, que ainda estão sendo negociados. 
 
A expectativa da construtora com o app e o Google Business View é levar o encantamento do apartamento mais perto do cliente potencial. Pelo visto está funcionando. Até o início de julho foram feitos 505 downloads do aplicativo. 
 
Um apartamento decorado que cabe no bolso de toda a equipe de vendas. 
 
Além de se transformar em uma ferramenta de venda para os corretores, que poderão levar o apartamento decorado no bolso para mostrar aos seus clientes, essa junção entre BV + cardboard + app abriu ao mercado imobiliário uma nova forma de apresentar seus decorados. A inovação ainda possibilita que, no futuro, a incorporadora deixe de construir show-rooms físicos e passe a tê-los inteiramente no universo digital. O cardboard foi a resposta a uma necessidade da MRV de criar uma experiência mais completa para o cliente. Assim como o mercado imobiliário soube aliar soluções tecnológicas sofisticadas e simples, como o cardboard, outros setores também podem fazer o mesmo. 
 
"Uma concessionária de veículos, por exemplo, pode promover um feirão para as pessoas entrarem virtualmente nos carros sem que seja necessário ir à loja", sugere Lima. Proporcionar a possibilidade de vivenciar o produto a distância em realidade virtual é, portanto, um novo jeito de despertar o desejo do consumidor e facilitar sua decisão de compra. Porém, mais do que isso, é também uma forma de gerar ganho em escala.

Últimas notícias

13/08/2021

MRV: minha casa, meu consórcio

Maior construtora da América Latina adota nova modalidade de venda para facilitar o pagamento da entrada e ampliar atuação no segmento de imóveis econômicos.

Saiba Mais

02/06/2021

MRV destaca mulheres que fazem pedidos de casamento

Campanha criada pela SunsetDDB fala em empoderamento feminino e apresenta promoção para Mês dos Namorados

Saiba Mais

13/05/2021

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

Saiba Mais

13/05/2021

MRV vende mais do que o esperado nos EUA e avalia acelerar projetos

A MRV avalia revisar para cima seus planos de crescimento nos Estados Unidos, maior mercado imobiliário do mundo. A brasileira é dona da AHS

Saiba Mais

05/05/2021

MRV reforça marca com manifesto

A empresa conta como espera e planeja o futuro, construindo inovações que reduzem o impacto ambiental e social, promovendo o acesso de todos os brasileiros a um lar digno e de qualidade

Saiba Mais

23/04/2021

MRV paga R$ 130,6 milhões em dividendos

Proventos são pagos no dia 11 de maio; dividendos são parcela de lucro das empresas distribuídas aos acionistas

Saiba Mais

23/04/2021

Abrainc: continuidade de obras do MCMV é fundamental para gerar empregos e renda

Saiba Mais

09/04/2021

Um mercado resistente ao vírus

Juros ainda baixos, boa oferta de apartamentos, fim das viagens e menores gastos com lazer direcionam recursos para a compra do imóvel novo

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.