06/01/2021

Cinco empresas contam como se transformaram na pandemia

Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar

O coronavírus impôs uma série de desafios às empresas. O distanciamento social esvaziou de um dia para o outro escritórios, lojas e fábricas, e fez com que os líderes tivessem que encontrar uma forma de manter a eficiência com todos os colaboradores trabalhando de casa.

A pandemia também intensificou as experiências digitais dos consumidores. De acordo com um estudo da Salesforce com dados do segundo trimestre deste ano a partir da análise de mais de um bilhão de compradores em 41 países, a receita digital global cresceu 71% em relação ao mesmo período do ano passado – um resultado nunca antes visto.

O levantamento também apontou que sites que anunciaram a opção de compra online ou pela internet com retirada em pontos físicos viram seus lucros crescerem 127% durante a pandemia. “É importante destacar que transformação digital só existe quando ela impacta positivamente a experiência final do cliente”, afirma Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil. A seguir, você confere a história de cinco empresas que souberam transformar a crise em oportunidade:

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3. MRV: rumo à digitalização da venda de imóveis

Com a pandemia, a MRV, plataforma de soluções habitacionais, acelerou o lançamento de sua plataforma habitacional digital que atende toda a jornada dos seus clientes. Agora, além de assinar digitalmente o contrato, eles podem acompanhar a execução da obra, administrar obrigações financeiras com a MRV, e se preparar para a mudança sem sair de casa. “Nossos clientes também podem customizar o apartamento por meio da compra de kits de acabamento e armários. Tudo isso, de forma digital, sem nenhuma necessidade de contato físico”, explica Reinaldo Sima, diretor de TI da MRV. A experiência continua depois da mudança, já que eles também podem usar a tecnologia para reservar espaços no condomínio. “A Salesforce nos ajudou a criar todas as condições para o corretor fazer a venda digital, monitorando cada passo do cliente, empurrando o carrinho através da régua de comunicação e orientando o corretor para que ele oferte ao cliente o melhor produto, nas melhores condições. Tudo de forma única e coordenada”, diz Sima.

Fonte: EXAME

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