14/07/2020

Transformação Digital é muito mais que tecnologia

Muitos especialistas estão comentando sobre um assunto de extrema relevância no ano de 2020: a transformação digital.

Empresas como a mineira MRV, uma das maiores incorporadoras e construtoras da América Latina no ramo de empreendimentos residenciais e econômicos, somente nos últimos cinco anos, investiu mais de 250 milhões de reais em projetos de transformação digital.

Segundo estudo do IDC (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda), em 2019, empresas ao redor do mundo gastaram 1,8 trilhões de dólares em transformação digital, 18% a mais que 2018.

Em diversas empresas, colaboradores pensam que transformação digital é somente realizar videoconferências, arquivar documentos em nuvens ou trabalhar em home office. Porém, não é só isso!

O que configura genuinamente uma transformação digital?

Transformação Digital é a utilização de veículos digitais (mobilidade, mídias sociais, aplicativos) para auxiliar, resolver problemas e transformar os processos das empresas.

Existem diversos estágios da transformação digital:

1- O uso de tecnologias disponíveis como: armazenamento em nuvem com o icloud, wetransfer. Realização de videoconferências com o zoom, skype, meet. Organização e monitoramento de tarefas com o trello, todoist, runrun. Existem diversos programas e ferramentas para cada demanda.

2- A empresa começa a transformar funções com a tecnologia, ou seja, incorpora o uso da tecnologia para resolver problemas tradicionais por exemplo: processos, mudança de fluxos, otimização de tempo em um setor de RH com a contratação de profissionais mediante uso das metodologias DISC, MBTI, eneagrama.

3- Surgem serviços que antes não eram possíveis naquele negócio foi o caso da Uber, Airbnb, Magalu que irá lançar sua moeda virtual. A empresa nesse estágio utiliza a tecnologia para expandir seu serviço.

O ponto chave da transformação é saber qual a experiência e objetivo que o empresário pretende alcançar no negócio.

Escute seus colaboradores, converse com eles. A experiência do colaborador é fundamental para uma boa experiência do consumidor, ou seja, se você não cuidar de dentro de casa provavelmente não conseguirá chegar ao seu cliente.

O processo exige a transformação do ser humano e empresas são feitas de pessoas. Muito mais que tecnologia, a inovação não acontece sem as pessoas.

Últimas notícias

23/03/2021

MRV: R$ 1 bilhão para a comunidade

Saiba Mais

26/02/2021

Audiência Pública Virtual - Meireles e MRV

Saiba Mais

26/02/2021

MRV lança marca para atender à classe média

O Sensia Parque Prado, em Campinas, interior de São Paulo, é o primeiro passo da construtora

Saiba Mais

05/02/2021

MRV oferece 30 mil bolsas de estudo para a área de Tecnologia da Informação

Em parceria com a Órbi Conecta, Banco Inter e Localiza os cursos online sobre linguagem de programação chegam ao total de 100 mil vagas; construtora fará uma live na próxima sexta-feira, 05/02, para lançar e explicar mais detalhes sobre o programa

Saiba Mais

15/01/2021

Vendas da MRV disparam 49% no 4º tri, mas lançamentos recuam

No acumulado do ano, as vendas da companhia de 7,72 bilhões de reais foram 39,1% maiores do que em 2019

Saiba Mais

14/01/2021

MRV: Lançamentos e vendas da plataforma terão crescimento de dois dígitos neste ano

Segundo empresa, lançamentos caíram 10,2%, no 4º trimestre de 2020, para R$ 2,13 bilhões

Saiba Mais

06/01/2021

Cinco empresas contam como se transformaram na pandemia

Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar

Saiba Mais

21/12/2020

MRV lança seu primeiro empreendimento com conceito Smart Living

Companhia adota inovações para proporcionar experiências modernas de moradia aos clientes

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.