14/07/2020

Transformação Digital é muito mais que tecnologia

Muitos especialistas estão comentando sobre um assunto de extrema relevância no ano de 2020: a transformação digital.

Empresas como a mineira MRV, uma das maiores incorporadoras e construtoras da América Latina no ramo de empreendimentos residenciais e econômicos, somente nos últimos cinco anos, investiu mais de 250 milhões de reais em projetos de transformação digital.

Segundo estudo do IDC (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda), em 2019, empresas ao redor do mundo gastaram 1,8 trilhões de dólares em transformação digital, 18% a mais que 2018.

Em diversas empresas, colaboradores pensam que transformação digital é somente realizar videoconferências, arquivar documentos em nuvens ou trabalhar em home office. Porém, não é só isso!

O que configura genuinamente uma transformação digital?

Transformação Digital é a utilização de veículos digitais (mobilidade, mídias sociais, aplicativos) para auxiliar, resolver problemas e transformar os processos das empresas.

Existem diversos estágios da transformação digital:

1- O uso de tecnologias disponíveis como: armazenamento em nuvem com o icloud, wetransfer. Realização de videoconferências com o zoom, skype, meet. Organização e monitoramento de tarefas com o trello, todoist, runrun. Existem diversos programas e ferramentas para cada demanda.

2- A empresa começa a transformar funções com a tecnologia, ou seja, incorpora o uso da tecnologia para resolver problemas tradicionais por exemplo: processos, mudança de fluxos, otimização de tempo em um setor de RH com a contratação de profissionais mediante uso das metodologias DISC, MBTI, eneagrama.

3- Surgem serviços que antes não eram possíveis naquele negócio foi o caso da Uber, Airbnb, Magalu que irá lançar sua moeda virtual. A empresa nesse estágio utiliza a tecnologia para expandir seu serviço.

O ponto chave da transformação é saber qual a experiência e objetivo que o empresário pretende alcançar no negócio.

Escute seus colaboradores, converse com eles. A experiência do colaborador é fundamental para uma boa experiência do consumidor, ou seja, se você não cuidar de dentro de casa provavelmente não conseguirá chegar ao seu cliente.

O processo exige a transformação do ser humano e empresas são feitas de pessoas. Muito mais que tecnologia, a inovação não acontece sem as pessoas.

Últimas notícias

06/01/2021

Cinco empresas contam como se transformaram na pandemia

Em entrevista à EXAME, Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil, fala dos desafios da transformação digital e mostra quem soube se reinventar

Saiba Mais

21/12/2020

MRV lança seu primeiro empreendimento com conceito Smart Living

Companhia adota inovações para proporcionar experiências modernas de moradia aos clientes

Saiba Mais

11/12/2020

MRV lança marca de médio padrão e projeta R$ 1 bilhão em vendas até 2023

A Sensia propõe empreendimentos em bairros estrategicamente localizados, personalização dos acabamentos e preço médio de R$ 350 mil a unidade

Saiba Mais

16/10/2020

MRV é destaque em premiações com foco em clientes

Saiba Mais

16/09/2020

MRV investe no digital para ampliar número de corretores

Maior incorporadora do país pretende quintuplicar o número de corretores que vendem seus produtos

Saiba Mais

14/09/2020

Estes são os vencedores por categoria das 100+ Inovadoras no Uso de TI

Vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (10) durante o IT Forum Anywhere

Saiba Mais

14/09/2020

O momento das boas práticas

Saiba Mais

26/08/2020

MRV lança nova assistente virtual para aprimorar a experiência dos seus clientes

Após revisar os papéis de personagens anteriores, a companhia evoluiu e definiu uma nova assistente virtual que atende no WhatsApp, Facebook, telefone, plataforma digital de vendas e atendimento aos clientes.

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.