02/10/2019

MRV CHEGA AOS 40 ANOS COM MERCADO CONSOLIDADO


Essa visão de “dor de mercado” – que foi recentemente popularizada pela cultura das startups – já acompanhava a família Menin há quatro décadas, quando o negócio foi criado em Belo Horizonte, em 1979. A MRV surgiu com a proposta de construir moradias para a população de baixa renda em uma época em que esse público era pouco lembrado no mercado da construção civil.

“Os empresários do setor gostavam de fazer imóveis de médio e alto padrão e a construção popular era o ‘patinho feio’ do segmento. O mais engraçado é que ninguém enxergava que esse era o maior mercado da construção civil”, afirma.

Menin explica que, na época, apostar nesse nicho era realmente arriscado. Isso porque o Brasil vivia tempos diferentes, com menos ofertas de financiamento e de oportunidades para essa população.

“Mas a gente achava que o caminho era mesmo por ali”, lembra. O primeiro empreendimento construído pela empresa foi uma casa de alvenaria, no bairro Vila Clóris, na região Norte da Capital. Com a receita gerada pela venda da casa eles aplicaram na construção de três novas habitações populares.

O mesmo sentimento de propósito e cultura voltada para as pessoas fez a empresa inovar mais uma vez no setor em 1992, quando criou um setor de atendimento aos consumidores.

Se hoje é comum falar em “experiência do cliente”, há quase 30 anos isso era novidade. “O número de consumidores cresceu e vimos a necessidade de criar uma solução para atender todos. É uma relação de “ganha ganha”: você cuida do relacionamento com as pessoas e elas passam a lembrar da sua marca”, afirma.

Com o tempo, lembrar da marca MRV ficou fácil: a empresa expandiu por todo o Brasil. Antes de completar duas décadas, já tinha chegado ao interior de Minas Gerais, São Paulo e Sul do País. Pouco tempo depois, aos 25 anos, avançou para a região central do Brasil e para o Nordeste.

Hoje, a construtora é a única que oferece casas e apartamentos em mais de 160 cidades do País. Recentemente, a marca também chegou ao exterior com a compra de 51% da incorporadora norte-americana AHS Residential. A MRV fechou o primeiro semestre de 2019 com lucro líquido de R$ 379 milhões, o que significa um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período em 2018. Nos primeiros seis meses deste ano, foram comercializadas 17.252 unidades.

O executivo acredita que o sucesso da empresa também está ligado à missão de atender a uma das demandas mais básicas da sociedade: moradia de qualidade. Justamente por isso, a MRV investe não apenas na construção de seus empreendimentos, mas também no entorno das comunidades.

“As principais demandas da população são saúde, educação e moradia. E eu destaco a moradia porque se a família não tiver casa, ela não consegue buscar educação e saúde. É por isso que a missão da MRV é tão importante: somos agentes do desenvolvimento econômico e social do País”, afirma.

O executivo destaca que essa noção de propósito é importante, inclusive, para que a empresa sobreviva nos tempos atuais.

“Você pode ter tecnologia, uma bela situação financeira, mas se não tiver gente você não ganha a guerra. E, hoje, as pessoas não trabalham mais só por salário. Se elas sentirem que a empresa está no jogo errado, elas vão embora mesmo”, alerta.

CONSTRUTORA JÁ SOMA 20 MIL SÓCIOS
Nos últimos 40 anos, a MRV teve diversos momentos importantes que garantiram sua consolidação como a maior construtora do País. Mas, entre os principais marcos, está a abertura de capital, que aconteceu em 2007. O fundador, Rubens Menin, afirma que a atração de investimento permitiu que a empresa crescesse de forma acelerada.

“Além disso, a governança melhorou muito. Agora, somos 20 mil sócios em todo o mundo, então a empresa sobe para outro patamar”, diz.

O executivo lembra que, para chegar à Bolsa, a empresa precisou ter uma boa disciplina financeira. Para ele, essa é uma das tarefas mais difíceis para o empreendedor, pois ele precisa ser otimista, mas não pode arriscar além da conta.

“A maioria das empresas morre por insuficiência financeira e não porque produto é ruim. Mas, por outro lado, se o empreendedor for muito conservador ele também pode acabar fechando as portas. Ele vai ter que saber quando ser agressivo e quando ser conservador e isso é realmente muito difícil”, afirma.

A inovação é outro tema importante dentro da empresa. Entre os projetos de destaque estão os empreendimentos com energia fotovoltaica, o aplicativo “Meu MRV” para os clientes e o investimento no Órbi, espaço de conexão e apoio a startups de Belo Horizonte.

“Muitas vezes a inteligência é maior fora da empresa do que só dentro dela. Então, se o negócio não estiver disposto a abrir as portas ele não sobrevive”, afirma.

Últimas notícias

02/06/2021

MRV destaca mulheres que fazem pedidos de casamento

Campanha criada pela SunsetDDB fala em empoderamento feminino e apresenta promoção para Mês dos Namorados

Saiba Mais

13/05/2021

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa MRV tem lucro maior no 1º trimestre, mas proteção contra inflação queima caixa

Saiba Mais

13/05/2021

MRV vende mais do que o esperado nos EUA e avalia acelerar projetos

A MRV avalia revisar para cima seus planos de crescimento nos Estados Unidos, maior mercado imobiliário do mundo. A brasileira é dona da AHS

Saiba Mais

05/05/2021

MRV reforça marca com manifesto

A empresa conta como espera e planeja o futuro, construindo inovações que reduzem o impacto ambiental e social, promovendo o acesso de todos os brasileiros a um lar digno e de qualidade

Saiba Mais

23/04/2021

MRV paga R$ 130,6 milhões em dividendos

Proventos são pagos no dia 11 de maio; dividendos são parcela de lucro das empresas distribuídas aos acionistas

Saiba Mais

23/04/2021

Abrainc: continuidade de obras do MCMV é fundamental para gerar empregos e renda

Saiba Mais

09/04/2021

Um mercado resistente ao vírus

Juros ainda baixos, boa oferta de apartamentos, fim das viagens e menores gastos com lazer direcionam recursos para a compra do imóvel novo

Saiba Mais

09/04/2021

O plano americano das empresas

Sinais de recuperação da economia, vacinação avançada, pacote trilionário do governo e resgate das políticas ambientais fazem empresas brasileiras aumentar a aposta nos Estados Unidos.

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.