31/07/2015

Construtora em Piracicaba, SP, adota sistema que reutiliza água da chuva

Obra reaproveita 110 litros de água no dia e economiza 2,2 mil litros no mês. Condomínio em Santa Terezinha será entregue com esquema de captação.

Pessoas trabalhando em área externa
Uma construtora adotou um sistema para utilizar água da chuva durante a execução da obra em Piracicaba (SP). O reaproveitamento é aplicado em diversos serviços executados dentro do canteiro de obras no bairro Santa Terezinha. O sistema permite o uso de 110 litros de água da chuva por dia, o que gera uma economia de 2.200 litros de água por mês e diminui cerca de 15% no valor da conta de água.
 
O sistema, criado por engenheiros, funciona por meio de bombas de sucção e mangueiras. A água da chuva é captada nos telhados e em toda a obra e fica acumulada dentro de reservatórios com capacidade para 500 mil litros. 
 
Um esquema composto por bombas submersas capta a água e leva direto para as mangueiras que são utilizadas pelos funcionários para regar os jardins, lavar as ferramentas, equipamentos e produzir as massas. Se a água do reservatório transbordar em épocas de muita chuva, ela vai direto para o Rio Piracicaba que fica atrás do local.
 
Túlio Pereira Barbosa, diretor da construtora, disse que posteriormente 84 torneiras ligadas ao reservatório serão colocadas em todo o condomínio e os moradores poderão utilizar nas atividades do dia a dia. O condomínio residencial será entregue com 1.344 apartamentos.
 
A empresa afirmou que em junho a média de consumo na obra foi de 250 mil litros de água por mês. E com a água da chuva, foi possível reduzir 2.500 litros.
 
A ação sustentável é resultado da preocupação com a crise hídrica. De acordo com Barbosa, a economia alcançada até agora só não foi maior porque não tem chovido muito, mas a previsão para julho é o fechamento com três mil litros de economia.
 

Fonte: G1

Últimas notícias

02/08/2021

8ª edição do projeto 'Educar para Transformar' abre inscrições para iniciativas

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do projeto "Educar para Transformar".</span>

Saiba Mais

26/07/2021

Empresas abertas estão mais perto de indicadores ESG

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV, construtora que integra o ISE desde 2017, usa mais de cinco mil parâmetros de ESG por meio de software da Waycarbon.</span>

Saiba Mais

25/07/2021

Com #ElasTransformam, MRV une torcedoras e valoriza conquistas femininas no esporte

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV, uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro, lança hoje o movimento Canto das Mulheres do projeto #ElasTransformam.</span>

Saiba Mais

20/07/2021

Com novo índice, investidor da B3 poderá monitorar adesão de empresas à agenda E

B3 acredita que estará mais próxima de cumprir seu papel de indutor das práticas de sustentabilidade

Saiba Mais

15/07/2021

MRV dará apartamento a atletas patrocinadas que se sagrarem ouro em Tóquio 2020

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV decidiu dar um passo a mais na relação com as atletas que fazem parte do projeto #ElasTransformam</span>

Saiba Mais

07/07/2021

Clarinha, portadora de doença rara, ganha casa totalmente adaptada

Famosa por campanha nas redes sociais, Clarinha estava na luta por casa adaptada à sua realidade.

Saiba Mais

06/07/2021

Escola nota 10 completa uma década transformando a vida de colaboradores e vizinhança das obras da MRV

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Ao completar uma década de existência, o Escola Nota 10, programa desenvolvido e mantido pela MRV, plataforma de soluções habitacionais, comemora ter conseguido transformar a vida de mais de 4.500 pessoas, entre colaboradores e vizinhança das obras da empresa por meio da educação em nossos canteiros de obras.</span>

Saiba Mais

06/07/2021

MRV lança bootcamp e oferece 10 mil bolsas de estudo em tecnologia

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV quer formar milhares de profissionais na área de </span><a data-mce-="" href="https://olhardigital.com.br/tag/tecnologia/" rel="noopener noreferrer" style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" target="_blank">tecnologia</a><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;"> e depois </span><a data-mce-="" href="https://olhardigital.com.br/2021/06/30/pro/amcom-empresa-de-ti-abre-60-vagas-para-profissionais-da-area/" rel="noopener noreferrer" style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" target="_blank">contratar</a><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;"> parte dos alunos, ou indicar os profissionais às empresas parceiras. Para atingir este objetivo, a construtora lançou o bootcamp online MRV Front End SPA Developer, cujas inscrições vão até dia 27 de julho.</span>

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.