05/08/2023

Prédios da capital também apostam em energia solar

Além de sistemas próprios, empreendimentos também oferecem aos clientes possibilidade de aderir à modelos mais sustentáveis

Por Clayton Freitas Atualizado em 5 ago 2023, 10h44 - Publicado em 5 ago 2023, 10h25

Embora não sejam tão comuns quanto os sistemas instados no telhado das casas, vários prédios possuem placas fotovoltaicas para transformar energia solar em elétrica e assim abastecer áreas comuns e unidades. Outros se valem de placas para aquecimento de água, que, assim como a geração e energia elétrica, acabam por baratear os custos para quem mora nesses locais.

Conforme mostrou a Vejinha na reportagem de capa desta semana, cada vez mais os paulistanos estão aderindo a sistemas próprios. Empresas já estão investindo milhões de reais nessa fonte energética.

Só na cidade de São Paulo a MRV possui 27 prédios com sistemas instalados e já entregues aos moradores. Segundo Raphael Lafetá, diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da empresa, outros oito prédios em construção já possuem os dispositivos, bem como três lançamentos que terão obras iniciadas em breve. Além disso, em algumas cidades do estado, a empresa oferece parcerias para que clientes consigam até 10% de abatimento na tarifa de energia elétrica. “A energia limpa gerada nesses locais – podendo ser solar, biogás, eólica ou outras – é injetada nas redes de distribuição das concessionárias que, por sua vez, contabilizam os descontos na conta de luz dos clientes”, afirma.

Apesar de não serem placas fotovoltaicas para captação de energia solar e transformação em elétrica, a You, Inc, que atua em empreendimentos de médio padrão na capital, disponibiliza em seus empreendimentos espaço reservado para instalação de reservatórios térmicos e coletores solares para aquecimento de água das unidades. “O sistema é dimensionado para atender parte da demanda energética anual para aquecimento de água, sendo complementado por outros sistemas, como aquecimento a gás”, explica  Tatiana Muszkat, diretora institucional da empresa.

Apesar de não ser obrigatório pela legislação municipal, a empresa decidiu entregar a instalação completa em empreendimentos espalhados pela capital, em bairros como Perdizes, Vila Madalena, Pinheiros e Vila Mariana. “O sistema de aquecimento solar de água após a entrega do empreendimento, proporciona uma redução nas contas de consumo de gás ou elétrica, dependendo de qual o sistema de aquecimento de água do edifício, que o torna mais sustentável”, afirma a executiva.

Últimas notícias

29/08/2023

MRV&CO implementa ChatGPT para aprimorar assertividade no atendimento de vendas

Cerca de 50% das vendas da construtora são agora originadas por atendimento de IA, e 93% dos primeiros atendimentos comerciais são finalizados sem intervenção humana

Saiba Mais

28/08/2023

Instituto com foco em educação convoca OSCs para 9ª edição do 'Educar para Transformar'

As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil

Saiba Mais

23/08/2023

O ChatGPT sabe negociar apartamentos? Na MRV, ele já inicia 50% da vendas

A assistente virtual Mia, da construtora, ganhou um incremento em sua personalidade ao ser conectada ao ChatGPT

Saiba Mais

08/08/2023

Agenda ESG é prioridade na MRV&CO

Além da adesão ao Movimento Net Zero, MRV&CO estabeleceu parceria com o Iclei e está comprometida com o plantio de árvores

Saiba Mais

08/08/2023

Agenda ESG é prioridade na MRV&CO

Além da adesão ao Movimento Net Zero, MRV&CO estabeleceu parceria com o Iclei e está comprometida com o plantio de árvores

Saiba Mais

06/08/2023

Campanha da MRV explica novo programa MCMV

Ao todo, serão três formatos diferentes do filme publicitário, com a participação da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que serão exibidos na TV aberta em mais de 30 cidades, ao longo de quatro semanas, juntamente com spots de rádios distribuídas nacionalmente.

Saiba Mais

02/08/2023

MRV leva informação à população sobre o novo Minha Casa, Minha Vida

Construtora estreia campanha educativa como estratégia de comunicação

Saiba Mais

10/07/2023

MRV lança websérie para esclarecer novas regras do Minha Casa, Minha Vida

A websérie "Tudo o que você precisa saber sobre o Minha Casa, Minha Vida", criada para informar e orientar pessoas interessadas em adquirir seu primeiro imóvel de acordo com as novas regras do programa.

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.