24/06/2021

Mais alinhadas, menos maquiadas: as empresas que de fato são ESG

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Nos últimos dez anos, empresas, mercados, investidores, gestores e consumidores acenderam um alerta para a sigla ESG. Consumir, viver e investir em um mundo sustentável se transformou em palavra de quase ordem.</span><br style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" />

entorno de um empreendimento
Nos últimos dez anos, empresas, mercados, investidores, gestores e consumidores acenderam um alerta para a sigla ESG. Consumir, viver e investir em um mundo sustentável se transformou em palavra de quase ordem.

Apesar de alguns países despontarem quando o tema é sustentabilidade, outros ainda tateiam o terreno. No universo dos investimentos, os critérios deixaram de ser apenas a rentabilidade e os riscos dos ativos, e se estenderam para seus impactos no meio ambiente, na forma como as empresas governam seus empregados e na diversidade.

No Brasil, o tema jogou luz à importância da sustentabilidade há pouco tempo, mas foi apenas em 2020, no período de uma das maiores crises de saúde da história, que iniciativas mais consistentes começaram a ser adotadas. Coincidentemente – ou não – descobriu-se o potencial brasileiro para o crescimento dos investimentos e captação via ESG.

Atualmente, existem mais de 700 startups que oferecem soluções ESG no Brasil, o que começa a chamar a atenção dos investidores. Existem as startups ESG Enablers, que ajudam companhias a implementar o ESG nos negócios. Ou seja: as companhias usam soluções já encontradas e testadas por essas startups. E sendo assim, alguns fundos de investimento já estão de olho nessas empresas.

Na outra ponta, o boom de empresas e ou ativos ESG se fundiu com o dos fundos de investimento. Segundo a Anbima, o patrimônio líquido dos fundos de sustentabilidade e governança quase dobrou no início de 2021. Já a captação líquida cresceu quase 800%.

Investimentos ESG
Mas e o que um fundo precisa ter para ser considerado ESG? A princípio, companhias que adotem políticas sustentáveis, do ponto de vista ambiental, social e de governança.

No mercado europeu, as carteiras de investimento que adotam estes critérios se tornaram mais atrativas aos investidores. As companhias bem classificadas em métricas ESG superaram o mercado do Reino Unido em até 3% nos últimos 5 anos, segundo o Bank Of America.

A questão é que, diferente de alguns países, como os Estados Unidos, no Brasil, as normas ou critérios para que um fundo de investimento receba a nomenclatura ESG ainda é simplista. Não existem parâmetros para serem usados em diferentes organizações. E para piorar, muitos fundos se aproveitam desse vácuo regulatório para se auto definir ESG. Assim como muitas empresas. O chamado “greenwashing”, ou “maquiagem verde” é a realidade de muitas instituições que querem surfar na onda ESG sem de fato ser ESG.

Em setembro do ano passado, o índice Dow Jones e a B3 lançaram o índice S&P/B3 Brasil ESG. E o que esse índice faz: ele seleciona quais as companhias que melhor pontuam nos quesitos ambientais, sociais e de governança. São excluídas do índice as empresas envolvidas com a indústria de armas, tabaco, carvão térmico e empresas que não alcançarem a pontuação mínima estabelecida pelo Pacto Global Das Nações Unidas.

Porém, pouco mais de 11% das companhias listadas na bolsa brasileira compõe este índice, o que é um número relativamente baixo.

Segundo o especialista em ESG, Fabio Alperowich, muitas vezes as pessoas confundem empresas ESG com setores específicos, como energia renovável ou pás eólicas. Porém, o critério ser sustentável tem muito mais a ver com o processo do que com o produto. Por isso que muitas companhias são contestadas por causa dos seus setores, como por exemplo: MRV (construtora), Renner (varejo de moda), Fleury (laboratórios) e Localiza (de aluguel de veículos) – mas que seguem rigorosamente os critérios ESG.

Já a Klabin (de celulose) é uma companhia que segue rigorosamente os critérios ESG e que tem o plus do seu setor de atuação, assim como Aeris Energy (AERI3), Orizon (ORVR3), Enjoei (ENJU3).

Últimas notícias

02/08/2021

8ª edição do projeto 'Educar para Transformar' abre inscrições para iniciativas

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do projeto "Educar para Transformar".</span>

Saiba Mais

26/07/2021

Empresas abertas estão mais perto de indicadores ESG

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV, construtora que integra o ISE desde 2017, usa mais de cinco mil parâmetros de ESG por meio de software da Waycarbon.</span>

Saiba Mais

25/07/2021

Com #ElasTransformam, MRV une torcedoras e valoriza conquistas femininas no esporte

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV, uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro, lança hoje o movimento Canto das Mulheres do projeto #ElasTransformam.</span>

Saiba Mais

20/07/2021

Com novo índice, investidor da B3 poderá monitorar adesão de empresas à agenda E

B3 acredita que estará mais próxima de cumprir seu papel de indutor das práticas de sustentabilidade

Saiba Mais

15/07/2021

MRV dará apartamento a atletas patrocinadas que se sagrarem ouro em Tóquio 2020

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV decidiu dar um passo a mais na relação com as atletas que fazem parte do projeto #ElasTransformam</span>

Saiba Mais

07/07/2021

Clarinha, portadora de doença rara, ganha casa totalmente adaptada

Famosa por campanha nas redes sociais, Clarinha estava na luta por casa adaptada à sua realidade.

Saiba Mais

06/07/2021

Escola nota 10 completa uma década transformando a vida de colaboradores e vizinhança das obras da MRV

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">Ao completar uma década de existência, o Escola Nota 10, programa desenvolvido e mantido pela MRV, plataforma de soluções habitacionais, comemora ter conseguido transformar a vida de mais de 4.500 pessoas, entre colaboradores e vizinhança das obras da empresa por meio da educação em nossos canteiros de obras.</span>

Saiba Mais

06/07/2021

MRV lança bootcamp e oferece 10 mil bolsas de estudo em tecnologia

<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;">A MRV quer formar milhares de profissionais na área de </span><a data-mce-="" href="https://olhardigital.com.br/tag/tecnologia/" rel="noopener noreferrer" style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" target="_blank">tecnologia</a><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;"> e depois </span><a data-mce-="" href="https://olhardigital.com.br/2021/06/30/pro/amcom-empresa-de-ti-abre-60-vagas-para-profissionais-da-area/" rel="noopener noreferrer" style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;" target="_blank">contratar</a><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px;"> parte dos alunos, ou indicar os profissionais às empresas parceiras. Para atingir este objetivo, a construtora lançou o bootcamp online MRV Front End SPA Developer, cujas inscrições vão até dia 27 de julho.</span>

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.