Relacionamento com o cliente

08/05/2018

MRV NO GVCES CENTRO DE ESTUDOS DE SUSTENTABILIDADE

Em 2017, a MRV e empresas integrantes da Iniciativa Empresarial do GVCes (Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV) presente no Grupo de Trabalho em Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) dedicaram-se ao estudo da norma ISO 20.400, uma diretriz internacional para as compras sustentáveis.

MRV NO GVCES CENTRO DE ESTUDOS DE SUSTENTABILIDADE
Em 2017, a MRV e empresas integrantes da Iniciativa Empresarial do GVCes (Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV) presente no Grupo de Trabalho em Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) dedicaram-se ao estudo da norma ISO 20.400, uma diretriz internacional para as compras sustentáveis. No Ciclo 2017, quatro empresas do grupo implementaram projetos piloto de Matriz de Risco dos Fornecedores - a partir da metodologia desenvolvida por ISCV - e duas delas têm suas experiências apresentadas na publicação do ISCV, sendo uma delas a MRV.

A publicação contribui para o avanço na integração da sustentabilidade na função de compras e para o aprimoramento da gestão de riscos nas cadeias de suprimentos para as empresas.

O que é a ISO 20.400? A norma ISO 20.400: Compras Sustentáveis – é um padrão internacional que fornece orientação às organizações públicas e privadas na integração da sustentabilidade às suas compras, independentemente da sua atividade ou porte. A norma tem como objetivo auxiliar as organizações a minimizar impactos negativos de suas compras e maximizar impactos positivos, por meio de diretrizes para a implementação de um processo de Compras Sustentáveis, assegurando que os produtos ou serviços que a organização adquire ofereçam o menor impacto negativo possível para o meio ambiente e o maior impacto econômico e social positivo possível, além de serem vantajosos economicamente.

Como foi desenvolvida a Matriz de Riscos dos Fornecedores da MRV? Diante do grande número de fornecedores, montante financeiro gasto anualmente com a compra de materiais e equipamentos e com a contratação de serviços, a MRV optou por realizar o projeto piloto para elaboração de matriz de risco da cadeia de fornecedores. O processo de construção da matriz teve início com a avaliação de diversos documentos e referências normativas - como ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 26.000 (Responsabilidade Social), ISO 9.001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 20.400 (Compras Sustentáveis), bem como as regras do programa Empresa Pró-Ética da Controladoria Geral da União - a fim de subsidiar a definição dos fatores de exposição a risco. Uma vez definidos os fatores de exposição a risco, a equipe de sustentabilidade, auditoria e de gestão de riscos e suprimentos se reuniram para definir a estrutura da matriz e para determinar a metodologia a ser utilizada para a quantificação dos riscos, ou seja, os pesos e as escalas adotados para cada um dos fatores definidos. Ainda, foi estabelecido que a matriz de risco deveria ser aplicada aos fornecedores de materiais e serviços de maior volume de fornecimento, maior impacto financeiro e maior risco de sustentabilidade. A matriz foi, então, construída a partir do escopo definido, de forma que as categorias de compras foram classificadas em risco baixo, médio, moderado ou alto. De acordo com o risco encontrado, foram definidos controles e ações específicos, incluindo a implementação de due diligence para as categorias de alto risco. A MRV entende que a elaboração da matriz de risco da cadeia de fornecedores colaborou para o aprimoramento da análise de riscos que já era feita pela companhia, uma vez que essa análise se estendeu para a sua cadeia de fornecedores e incorporou aspectos de sustentabilidade; bem como aprimoramento de seus processos de compra e contratação.

Últimas notícias

18/08/2020

Visão 2030 MRV e Pacto Global

.

Saiba Mais

12/06/2019

MRV no Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Entre os dias 26 e 28 de junho, no Expo Dom Pedro, em Campinas

Saiba Mais

07/02/2019

Instituto MRV distribui mais de 5 mil kits de material escolar

O projeto que tem o objetivo de contribuir com a educação dos filhos dos colaboradores da construtora.

Saiba Mais

29/06/2018

Diagnóstico de ODS's MRV Engenharia

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU estão alinhados e geram valor para a MRV. 

Saiba Mais

21/06/2018

Formatura Escola Nota10 São José Pinhais/PR

No dia 7 de junho trabalhadores da MRV Engenharia receberam os certificados de conclusão dos cursos de Instalação Hidráulica e de Inclusão Digital. 

Saiba Mais

25/05/2018

Compensação de Gases 2017

A MRV vem trabalhando para reduzir o seu impacto nas mudanças climáticas e a inovação tem sido o grande motor das mudanças e da evolução das práticas e processos da empresa.

Saiba Mais

22/03/2018

Sistema em canteiros de obras proporciona reaproveitamento da água da chuva

Sistema em canteiros de obras permitem reaproveitamento da água da chuva, podendo ser usada em descarga de vasos sanitários utilizados pelos trabalhadores, mictórios e na limpeza de áreas de vivencia é uma realidade em quatro empreendimentos em construção em Cuiabá e Várzea Grande. O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), reforça a preocupação com o uso desse recurso natural tão importante, sobretudo diante de recentes problemas de escassez registrados em diversas partes do Brasil e do mundo.

Saiba Mais

21/09/2017

MRV Engenharia bate meta anual e planta mais de 118 mil árvores

No Dia da Árvore a construtora comemora a meta alcançada de 103% nos oito primeiros meses do ano

Saiba Mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.