22/09/2021

Estudo brasileiro sobre reuso de água é destaque na programação do Young SDG Innovators Summit, evento que faz parte da 76ª Assembleia Geral da ONU

Analista de Sustentabilidade da MRV, Mayara Pinheiro, detalhou projeto que visa a criação de um modelo de negócio viável para reaproveitamento de líquido em larga escala

A analista de sustentabilidade da MRV, Mayara Pinheiro, foi um dos destaques do Young SDG Innovators Summit - evento que integra o UNGC Uniting Business Live, do Pacto Global da ONU, realizado nesta terça-feira (21), em programação de abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU.

 

O encontro reuniu jovens líderes corporativos que se destacam na criação de soluções para o futuro dos negócios sustentáveis. Representantes de equipes de 29 empresas que atuam no cenário global foram convidados a expor projetos e estudos desenvolvidos para novos negócios, produtos e serviços, com foco em inovação e sustentabilidade.

 

Dentre elas estava Mayara Pinheiro, que falou em nome da equipe do projeto na MRV - composta também pela analista Gilmara Figueiredo e pelo coordenador de instalações Pedro Klausner. Em sua apresentação, ela detalhou os estudos tecnológicos promovidos pela companhia com vistas à criação de um modelo de negócio viável para o reuso de água em larga escala nos novos empreendimentos da MRV.

 

O foco das explanações foi a busca de inovações que permitam a reutilização de efluentes domésticos em amplas proporções. “Foi uma satisfação muito grande dividir a nossa experiência em um evento de abrangência global, especialmente pelo poder de impacto do projeto”, destaca Mayara. A apresentação foi acompanhada por júri formado por especialistas de empresas, ONGs e sociedade civil.

 

Programa de Jovens Inovadores

Ao longo de 10 meses, Mayara e outros dois analistas da MRV estudaram ideias relacionadas ao tema, por meio do Programa de Jovens Inovadores Sustentáveis ??(YSIP), do Pacto Global da ONU. As melhores propostas foram selecionadas para compor o Young SDG Innovators Summit.

 

O desenvolvimento de estudos que visam a ampliação da capacidade de reuso de água nos empreendimentos da MRV compõem as ações do INOVA 2030, programa de metas ambientais, sociais e de governança, que integra todas as etapas da cadeia de valor da companhia, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em 2020, o volume de água reutilizada pela companhia foi de 1.047,36 m³, e a meta para os próximos anos é ampliar cada vez mais esse número.

 

O esforço para reaproveitamento é feito em diversas frentes. Nas obras, a água coletada das coberturas dos barracões é utilizada na limpeza do canteiro. Já a água usada na lavagem de betoneiras, assim como da bica do caminhão de concreteira, é reutilizada após passar por processo de decantação.

 

Nas construções, todas contam com sistemas que possibilitam o reaproveitamento de água durante as atividades. A água usada nas pias, por exemplo, serve para uso nas descargas de mictórios. Há ainda água da chuva, coletada para limpeza e irrigação de jardins.

ÚLTIMOS RELEASES

19/05/2022

MRV leva energia limpa aos seus clientes e colaboradores, garantindo redução na conta de luz

Parceria com fazendas solares, cuja energia produzida é injetada nas redes de distribuição locais, garante redução tarifária a moradores de MG, RJ e SP.

Leia mais

04/05/2022

Transformando vidas: Instituto MRV publica relatório com o impacto de suas ações em prol da educação

Ao todo, de 2014 a 2021, o Instituto já investiu quase R$ 36 milhões em programas, projetos e parcerias.

Leia mais

02/05/2022

Maiara e Maraisa estreiam campanha publicitária da MRV

Dupla sertaneja gravou clipe e jingle inspirados na 'conquista do primeiro apê'; lançamento aconteceu neste domingo (1º de maio), em todo país

Leia mais

26/04/2022

MRV consolida posição de destaque na carteira do Índice CDP Brasil de Resiliência Climática

Única empresa da construção civil listada pelo indicador, companhia teve elevação no desempenho medido; CEO atribui avanço a melhorias na gestão da cadeia de fornecimento e cumprimento de metas internacionais

Leia mais

24/03/2022

MRV&CO e Transempregos anunciam parceria para recrutamento de profissionais transgêneros

Ação conjunta visa ampliar a diversidade no ambiente corporativo

Leia mais

16/03/2022

MRV e ICLEI formalizam parceria para fortalecer ações de sustentabilidade

Companhia é a primeira empresa a aderir ao Programa Anual de Parceria com a organização que reúne mais de 2.500 governos em mais de 130 países; assinatura ocorreu na noite desta terça-feira (15), em Recife (PE)

Leia mais

15/03/2022

MRV&CO recebe os trainees do seu primeiro programa exclusivo para pessoas negras

Agora serão nove meses de job rotation para que eles façam uma imersão em todas as áreas do grupo, e então possam assumir suas posições nas diversas áreas do negócio.

Leia mais

14/03/2022

MRV lança primeiro "programa de relacionamento" para corretores parceiros

MRV lança sistema de pontuação que oferece atrativos a profissionais autônomos que se destacam nas vendas de imóveis da marca, o MRV Mais, programa que também é aberto aqueles que têm vivência na área comercial e buscam ingressar no setor imobiliário.

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.