23/03/2015

GESTÃO DE RESÍDUOS CHEGA A ECONOMIZAR MAIS DE 230 MIL REAIS NOS CANTEIROS DE OBRA DA MRV ENGENHARIA

Iniciativa da construtora possibilita segregação de 100% dos resíduos gerados pelas obras da empresa na cidade de Aracaju

Em pouco mais de um ano, os canteiros de obras da MRV Engenharia na cidade de Aracaju chegam a economizar mais de R$230 mil reais, o equivalente a mais de mil caçambas de entulhos com a gestão de resíduos nas obras. Consciente de seu papel para a contribuição da preservação dos recursos naturais, da redução do consumo e do descarte correto dos materiais gerados pela realização de suas atividades, a construtora controlou 100% dos resíduos gerados pelas suas obras na capital no período por meio da gestão de resíduos.

Ao todo foram 5.585,43 m³ de resíduos segregados, sendo 588,21 m³ de materiais reutilizados na obra e 951,43 m³ de resíduos reciclados como papelão, papel, plástico, madeira, gesso, metal, entre outros, que deixaram de ser descartados no meio ambiente. O restante foi destinado a locais ambientalmente corretos de acordo com a legislação do município e do estado.  “A construção civil é uma das grandes indústrias produtoras de resíduos do país e por isso é um dos setores onde a preocupação com o descarte apropriado deve ser constante. Infelizmente na maioria das vezes esses entulhos são indevidamente descartados e segregar corretamente 100% do que produzimos demostra o cuidado que a MRV Engenharia tem tratado a política de sustentabilidade dentro de nossa companhia”, destacou o gestor executivo de SSMA da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca.
                                                                                                                                                                        Para assegurar a efetividade no processo de segregação e acondicionamento dos resíduos, os canteiros de obras contam com rigorosos procedimentos para garantir que os materiais sejam corretamente descartados e segregados para serem reciclados e reutilizados. Para isso, todos os colaboradores das obras recebem treinamento quanto à importância em destinarem corretamente os resíduos gerados pelas atividades da construção civil e, em cada canteiro, um colaborador fica responsável exclusivamente para a atividade.

Para alcançar esse resultado, a companhia promove iniciativas que unem simplicidade, consciência ambiental, qualidade e geração de economia. Entre as iniciativas desenvolvidas para reutilização de materiais estão o Projeto de Higienização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) realizado nas obras. Além de ter reduzido o impacto causado pelo descarte desse item no meio ambiente, foi possível reduzir a quantidade do material adquirido, reduzir o volume de couro, plástico e pano utilizado que deixaram de ser lançados no meio ambiente. “Os EPI’s que não têm condições de passar pelo processo de higienização são desprezados e substituídos por novos, visando a segurança dos colaboradores. Com esse projeto, conseguimos segregar 536 EPI’s, gerando uma economia de R$ 5.645 para a empresa”, comentou o gestor.

Além da preocupação com a correta armazenagem e descarte, a MRV Engenharia preocupa-se em garantir que todas as empresas autorizadas a transportá-los possuam as devidas licenças, assim como as empresas que recebem os materiais emitam o CTR (Controle de Transporte de Resíduos), que informa o que será feito com o resíduo recolhido.

A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No ano de 2014 a companhia vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis.
 

ÚLTIMOS RELEASES

26/07/2021

Rayssa Leal, atleta do projeto #ElasTransformam, conquista medalha de prata no maior evento esportivo do mundo

A skatista de apenas 13 anos é a atleta brasileira mais jovem a subir em um pódio do maior evento esportivo do mundo e a primeira do #ElasTransformam a conquistar uma medalha

Leia mais

26/07/2021

Instituto MRV lança edital da 8ª edição do Educar para Transformar

O chamamento público busca desenvolver iniciativas e soluções para problemas de educação decorrentes da pandemia e amenizar problemáticas locai

Leia mais

22/07/2021

Sensia Incorporadora escolhe Maceió para ser a primeira cidade do Nordeste a receber um empreendimento da marca

Nova empresa do grupo MRV&CO, com foco no segmento de médio padrão, traz conceito de flexibilidade das plantas e experiência de personalização dos imóveis.

Leia mais

22/07/2021

Com #ElasTransformam, MRV une torcedoras e valoriza conquistas femininas no esporte

Com criação da SunsetDDB, o movimento convoca as mulheres no Brasil para incentivarem as atletas que estão em Tóquio, unindo vozes para um grito de torcida que gera engajamento e conexão emocional

Leia mais

14/07/2021

Campeãs de casa nova

MRV dará um apartamento para cada uma das atletas patrocinadas pelo projeto #Elas transformam que trouxerem medalha dourada do maior evento do mundo.

Leia mais

05/07/2021

MRV oferece bolsas de estudo em desenvolvimento front-end

MRV, juntamente com o programa Órbi Academy Techboost, oferecem 10.000 vagas gratuitas para incentivar público diverso para aprender, aprofundar habilidades e iniciar uma carreira em desenvolvimento front-end.

Leia mais

30/06/2021

MRV vence Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

premiação, promovida pelo Grupo Padrão e conduzida pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou, é a maior e mais completa avaliação brasileira do Setor de Atendimento a Clientes.

Leia mais

30/06/2021

MRV entrega casa totalmente adaptada a criança com doença rara

Famosa por campanha nas redes sociais, Clarinha estava na luta por casa adaptada à sua realidade

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.