Em pouco mais de um ano, os canteiros de obras da MRV Engenharia na cidade de Aracaju chegam a economizar mais de R$230 mil reais, o equivalente a mais de mil caçambas de entulhos com a gestão de resíduos nas obras. Consciente de seu papel para a contribuição da preservação dos recursos naturais, da redução do consumo e do descarte correto dos materiais gerados pela realização de suas atividades, a construtora controlou 100% dos resíduos gerados pelas suas obras na capital no período por meio da gestão de resíduos.
Ao todo foram 5.585,43 m³ de resíduos segregados, sendo 588,21 m³ de materiais reutilizados na obra e 951,43 m³ de resíduos reciclados como papelão, papel, plástico, madeira, gesso, metal, entre outros, que deixaram de ser descartados no meio ambiente. O restante foi destinado a locais ambientalmente corretos de acordo com a legislação do município e do estado. “A construção civil é uma das grandes indústrias produtoras de resíduos do país e por isso é um dos setores onde a preocupação com o descarte apropriado deve ser constante. Infelizmente na maioria das vezes esses entulhos são indevidamente descartados e segregar corretamente 100% do que produzimos demostra o cuidado que a MRV Engenharia tem tratado a política de sustentabilidade dentro de nossa companhia”, destacou o gestor executivo de SSMA da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca.
Para assegurar a efetividade no processo de segregação e acondicionamento dos resíduos, os canteiros de obras contam com rigorosos procedimentos para garantir que os materiais sejam corretamente descartados e segregados para serem reciclados e reutilizados. Para isso, todos os colaboradores das obras recebem treinamento quanto à importância em destinarem corretamente os resíduos gerados pelas atividades da construção civil e, em cada canteiro, um colaborador fica responsável exclusivamente para a atividade.
Para alcançar esse resultado, a companhia promove iniciativas que unem simplicidade, consciência ambiental, qualidade e geração de economia. Entre as iniciativas desenvolvidas para reutilização de materiais estão o Projeto de Higienização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) realizado nas obras. Além de ter reduzido o impacto causado pelo descarte desse item no meio ambiente, foi possível reduzir a quantidade do material adquirido, reduzir o volume de couro, plástico e pano utilizado que deixaram de ser lançados no meio ambiente. “Os EPI’s que não têm condições de passar pelo processo de higienização são desprezados e substituídos por novos, visando a segurança dos colaboradores. Com esse projeto, conseguimos segregar 536 EPI’s, gerando uma economia de R$ 5.645 para a empresa”, comentou o gestor.
Além da preocupação com a correta armazenagem e descarte, a MRV Engenharia preocupa-se em garantir que todas as empresas autorizadas a transportá-los possuam as devidas licenças, assim como as empresas que recebem os materiais emitam o CTR (Controle de Transporte de Resíduos), que informa o que será feito com o resíduo recolhido.
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No ano de 2014 a companhia vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis.
26/10/2023
Só em 2022 foram mais de 2,4 mil horas voluntárias dedicadas aos projetos que impactaram 2.628 pessoas impactadas de forma direta.
Leia mais24/10/2023
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, sendo referência para o mercado.
Leia mais19/10/2023
A MRV vem compensando, desde 2015, 100% dos Escopos 1 e 2 de emissões de sua responsabilidade direta.
Leia mais09/10/2023
Companhia participa da 3ª fase Desenrola Brasil
Leia mais03/10/2023
Ao todo, são cinco prêmios com foco na experiência do cliente conquistados apenas em 2023
Leia mais18/09/2023
Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, presidente do Instituto MRV e líder de impacto pelo Pacto Global da ONU Brasil; e Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo.
Leia mais12/09/2023
As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil.
Leia mais01/09/2023
Com mais de 4.800 alunos formados, o programa visa combater o analfabetismo e capacitar seus colaboradores a enfrentarem desafios educacionais
Leia mais