Após alguns dias de votação popular, o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, divulga os nomes dos projetos selecionados no Educar para Transformar – 4ª Chamada Pública de Projetos. Os eleitos pelo público são os projetos Tecnologia ao alcance da educação; Ubirajara Transformação; Leitura e Escrita: transformando vidas, reciclando ideias; Coletivo de Contadoras de História Rosazul; Projeto Gari (Grupo de Amigos Reciclando Ideias); PEC - Programa Escola Consciente; Educação Ambiental - Seja Sustentável; e Mirante Digital.
Nos próximos quatro meses esses projetos receberão cada um a quantia de R$30 mil para se desenvolver e contribuir ainda mais com a comunidade. Além do aporte financeiro, os responsáveis pelos projetos selecionados passarão por um treinamento realizado pela equipe do Instituto MRV para capacitação em diversas áreas.
Nesta edição puderam se inscrever projetos das regiões dos municípios de Cajamar (SP), Canoas (RS), Cuiabá (MT), Eusébio/Fortaleza (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), além de Pirituba, na zona oeste de São Paulo. Após passar por uma Comissão Avaliadora, 14 projetos foram a voto popular.
Segundo Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV, o Educar para Transformar foca em propostas que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. “Acreditamos que a educação é o principal alicerce para o desenvolvimento de um país. Por isso, buscamos apoiar projetos com cunho educacional e torná-los perenes, contribuindo com a vida de milhares de jovens e crianças”, afirma o executivo.
Saiba mais sobre os projetos vencedores:
O projeto visa ensinar os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola a lógica de programação por meio das plataformas de criação de games. O objetivo é despertar a curiosidade, interagindo os alunos com a tecnologia e capacitando para um emprego na área de games ou programação no futuro.
Um grupo de profissionais de arquitetura e engenharia da cidade busca resolver problemas e contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes da região do Jardim Ubirajara. Isso se dá por meio de oficinas com crianças e jovens para identificação e solução dos problemas locais, oferecendo ferramentas para intervir nos espaços comunitários de forma a transformar a vida de pessoas com a troca de conhecimento.
O projeto tem o intuito de realizar curso de Leitura e Escrita com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para jovens das periferias que compõem a Grande Messejana. Em contrapartida, esses jovens inscritos no curso terão que participar de uma campanha de conscientização ambiental e coleta seletiva de lixo na comunidade do Curio´, uma das comunidades com o menor IDH da região.
Com foco em meninas de 16 a 18 anos, o Coletivo, projeto da Biblioteca Interativa do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, busca empoderar a figura feminina por meio da cultura da oralidade e da literatura. Além disso, democratiza o acesso a' cultura e educação por meio do encantamento, das histórias e da imaginação. Aspectos tão importantes para a formação infantil que muitas vezes são negligenciados pelo estado e pela família, o que resulta em jovens e adultos não leitores e sem criticidade para lutar por mudanças sociais importantes.
Neste projeto o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvam a leitura, a percepção, a imaginação, a observação, a dicção, entre outros aspectos.
O projeto busca conscientizar e capacitar a comunidade para o consumo consciente de energia e água, ensinando alternativas simples e rápidas, como troca de lâmpadas comum pelas de Led; reparos na rede elétrica, consertos nos vazamentos internos, captação de agua de chuva, entre outros. Ainda, são orienta a população na construção de hortas verticais, que estimulam a reutilização de material e reforça a importância da boa alimentação.
O projeto consiste na formação de jovens, de 15 a 24 anos, da comunidade do Cantagalo para aplicação e multiplicação de práticas em tecnologias renováveis, sendo elas: biogás, permacultura urbana, retenção de água de chuva e energia solar. Os participantes passarão por uma formação intensiva sobre tecnologias renováveis e posteriormente aplicarão tais práticas na comunidade.
O projeto Mirante Digital consiste num curso de marketing digital para jovens moradores de Pirituba-SP e estudantes do ensino médio.
Sobre o Instituto MRV
Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Por isso, a companhia fundou em 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$5,6 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Projeto Querubins, e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 20 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.
26/10/2023
Só em 2022 foram mais de 2,4 mil horas voluntárias dedicadas aos projetos que impactaram 2.628 pessoas impactadas de forma direta.
Leia mais24/10/2023
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, sendo referência para o mercado.
Leia mais19/10/2023
A MRV vem compensando, desde 2015, 100% dos Escopos 1 e 2 de emissões de sua responsabilidade direta.
Leia mais09/10/2023
Companhia participa da 3ª fase Desenrola Brasil
Leia mais03/10/2023
Ao todo, são cinco prêmios com foco na experiência do cliente conquistados apenas em 2023
Leia mais18/09/2023
Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, presidente do Instituto MRV e líder de impacto pelo Pacto Global da ONU Brasil; e Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo.
Leia mais12/09/2023
As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil.
Leia mais01/09/2023
Com mais de 4.800 alunos formados, o programa visa combater o analfabetismo e capacitar seus colaboradores a enfrentarem desafios educacionais
Leia mais