Relacionamento com o cliente

01/08/2018

Instituto MRV divulga resultado do Educar para Transformar - 4ª Chamada Pública de Projetos

Projetos das cidades de Canoas (RS), Cuiabá (MT), Fortaleza-Eusébio (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP) receberão aporte financeiro e treinamentos

Após alguns dias de votação popular, o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, divulga os nomes dos projetos selecionados no Educar para Transformar – 4ª Chamada Pública de Projetos. Os eleitos pelo público são os projetos Tecnologia ao alcance da educação; Ubirajara Transformação; Leitura e Escrita: transformando vidas, reciclando ideias; Coletivo de Contadoras de História Rosazul; Projeto Gari (Grupo de Amigos Reciclando Ideias); PEC - Programa Escola Consciente; Educação Ambiental - Seja Sustentável; e Mirante Digital.

Nos próximos quatro meses esses projetos receberão cada um a quantia de R$30 mil para se desenvolver e contribuir ainda mais com a comunidade. Além do aporte financeiro, os responsáveis pelos projetos selecionados passarão por um treinamento realizado pela equipe do Instituto MRV para capacitação em diversas áreas.

Nesta edição puderam se inscrever projetos das regiões dos municípios de Cajamar (SP), Canoas (RS), Cuiabá (MT), Eusébio/Fortaleza (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), além de Pirituba, na zona oeste de São Paulo. Após passar por uma Comissão Avaliadora, 14 projetos foram a voto popular.

Segundo Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV, o Educar para Transformar foca em propostas que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. “Acreditamos que a educação é o principal alicerce para o desenvolvimento de um país. Por isso, buscamos apoiar projetos com cunho educacional e torná-los perenes, contribuindo com a vida de milhares de jovens e crianças”, afirma o executivo.

Saiba mais sobre os projetos vencedores:

 

  • Tecnologia ao Alcance da Educação (Canoas/RS)

O projeto visa ensinar os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola a lógica de programação por meio das plataformas de criação de games. O objetivo é despertar a curiosidade, interagindo os alunos com a tecnologia e capacitando para um emprego na área de games ou programação no futuro.

 

  • Ubirajara Transformação (Cuiabá/MT)

Um grupo de profissionais de arquitetura e engenharia da cidade busca resolver problemas e contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes da região do Jardim Ubirajara. Isso se dá por meio de oficinas com crianças e jovens para identificação e solução dos problemas locais, oferecendo ferramentas para intervir nos espaços comunitários de forma a transformar a vida de pessoas com a troca de conhecimento.

 

  • Leitura e Escrita: transformando vidas, reciclando ideias (Eusébio-Fortaleza/CE)

O projeto tem o intuito de realizar curso de Leitura e Escrita com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para jovens das periferias que compõem a Grande Messejana. Em contrapartida, esses jovens inscritos no curso terão que participar de uma campanha de conscientização ambiental e coleta seletiva de lixo na comunidade do Curio´, uma das comunidades com o menor IDH da região.

 

  • Coletivo de Contadoras de História Rosazul (Londrina/PR)

Com foco em meninas de 16 a 18 anos, o Coletivo, projeto da Biblioteca Interativa do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, busca empoderar a figura feminina por meio da cultura da oralidade e da literatura. Além disso, democratiza o acesso a' cultura e educação por meio do encantamento, das histórias e da imaginação. Aspectos tão importantes para a formação infantil que muitas vezes são negligenciados pelo estado e pela família, o que resulta em jovens e adultos não leitores e sem criticidade para lutar por mudanças sociais importantes.

 

  • Projeto Gari (Grupo de Amigos Reciclando Ideias) (Manaus/AM)

Neste projeto o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvam a leitura, a percepção, a imaginação, a observação, a dicção, entre outros aspectos.

 

  • PEC - Programa Escola Consciente (Ribeirão Preto/SP)

O projeto busca conscientizar e capacitar a comunidade para o consumo consciente de energia e água, ensinando alternativas simples e rápidas, como troca de lâmpadas comum pelas de Led; reparos na rede elétrica, consertos nos vazamentos internos, captação de agua de chuva, entre outros.  Ainda, são orienta a população na construção de hortas verticais, que estimulam a reutilização de material e reforça a importância da boa alimentação.

 

  • Educação Ambiental - Seja Sustentável (São Paulo/SP)

O projeto consiste na formação de jovens, de 15 a 24 anos, da comunidade do Cantagalo para aplicação e multiplicação de práticas em tecnologias renováveis, sendo elas: biogás, permacultura urbana, retenção de água de chuva e energia solar. Os participantes passarão por uma formação intensiva sobre tecnologias renováveis e posteriormente aplicarão tais práticas na comunidade.

 

  • Mirante Digital (São Paulo/SP)

O projeto Mirante Digital consiste num curso de marketing digital para jovens moradores de Pirituba-SP e estudantes do ensino médio.

Sobre o Instituto MRV
Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Por isso, a companhia fundou em 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$5,6 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Projeto Querubins, e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 20 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.

 

ÚLTIMOS RELEASES

09/09/2019

Semana do Brasil tem apartamentos com condições imperdíveis

MRV participa da nova data no calendário de descontos brasileiro e oferece condomínio grátis aos compradores.

Leia mais

30/08/2019

MRV realiza primeira incorporação imobiliária com blockchain

Construtora adere a tecnologia que reduz burocracias por meio de rede de cartórios e realiza primeira incorporação imobiliária virtualmente

Leia mais

28/08/2019

Primeiro contrato de financiamento imobiliário com recursos do SBPE atrelado ao IPCA é assinado

Em uma iniciativa inédita, o comprador de Campo dos Goytacazes (RJ), recebeu da MRV as chaves de seu apartamento no dia seguinte à assinatura.

Leia mais

27/08/2019

MRV abre inscrições para seu Programa de Estágio

Podem participar estudantes de engenharia civil nas localidades onde a construtora atua.

Leia mais

26/08/2019

MRV realiza semana com foco na Cultura de Integridade

O evento contou com diversas ações realizadas a nível Brasil

Leia mais

20/08/2019

MRV recebe Prêmio Aberimest por suas práticas junto aos seus fornecedores

O evento, realizado no Instituto de Engenharia, contou com a presença de 700 convidados entre profissionais da indústria, engenharia e infraestrutura das comunicações.

Leia mais

12/08/2019

Pule duas casas rumo à inovação

MRV desenvolveu o programa Inova! que, por meio da gamificação, tem o objetivo de engajar e estimular a cultura de inovação entre os colaboradores.

Leia mais

29/07/2019

MRV e TJMG assinam convênio para a contratação de 100 jovens aprendizes através do programa Jovens Parceiros

A ação também com o apoio da Assprom - Associação Profissionalizante do Menor e do Ministério do Trabalho.

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.