19/03/2020

MRV adere ao Programa Compromisso com o Clima

Empresa se une à grandes empresas nacionais para fomentar economia de baixo carbono

A plataforma de soluções habitacionais MRV anunciou mais uma ação de sustentabilidade para contribuir positivamente com a agenda de mudanças climáticas. Agora, a empresa faz parte do Programa Compromisso Com o Clima, iniciativa criada em 2017 por Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, para selecionar projetos que reduzem emissões de gases efeito estufa e, paralelamente, geram benefícios sociais e ambientais.

 

Desde 2015, a MRV é uma empresa “Carbono Zero”, já que vem compensando 100% de suas emissões diretas de CO2, além de toda energia elétrica consumida. Com a adesão ao Programa Compromisso com o Clima, será possível diversificar os investimentos em projetos rastreáveis por diferentes padrões do mercado de carbono.

 

Além da MRV, empresas como Itaú Unibanco, Instituto Ekos Brasil, Lojas Renner, Natura Cosméticos e B3 estão unindo esforços para compensar emissões de suas atividades, além de engajar mais empresas nesta prática.

 

Mercado de créditos de carbono

 

O mercado de carbono surgiu na década de 90. A partir do protocolo de Quioto os países signatários acordaram em limitar ou reduzir suas emissões de gases fazendo com que a redução das emissões passasse a ter valor econômico.

 

Para compensar as emissões na cadeia de produção da construção civil, lojas, escritórios e sites, a MRV realiza a compra de créditos de carbono. Esta compra acontece por meio de compensações, que são investimentos em projetos socioambientais que contribuem ativamente para a diminuição de GEE em território nacional.

 

Os projetos que recebem os investimentos precisam ter validações de instituições capazes de rastrear o mercado de carbono, como American Carbon Registry (ACR), Climate, Community and Biodiversity (CCB), Gold Standard (GS), Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Plan Vivo (PV) e Verified Carbon Standard (VCS).

 

“A sustentabilidade é um valor para a MRV. As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes e o setor empresarial tem muito a contribuir para termos um planeta ambientalmente e socialmente sustentável. Estamos otimistas em participar deste grupo seleto de empresas que querem um planeta melhor e precisamos estimular que mais companhias façam a adesão ao programa”, explica a especialista de sustentabilidade da MRV, Thais de Morais Souza.

 

Entenda o Compromisso com o Clima

 

Em 2017, Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, se uniram em uma parceria inédita e lançaram o Edital Compromisso com o Clima.  O intuito era unir forças para compensar suas emissões inevitáveis de processos produtivos de maneira conjunta ao selecionar projetos que reduzem emissões e geram benefícios sociais e ambientais ao mesmo tempo.

 

A iniciativa foi um sucesso. Em 2020, as empresas lançarão o terceiro edital para seleção de projetos socioambientais. Os projetos selecionados pelo Programa são disponibilizados na Plataforma Ekos Social. Atualmente, a Plataforma conta com 11 projetos vinculados ao Compromisso com o Clima. Estes projetos, que estão localizados nas cinco regiões do Brasil, vêm reduzindo emissões de Gases de Efeito Estufa e gerando impactos sociais e ambientais positivos. Atualmente, os projetos contam com mais de 750 mil créditos de carbono (equivalentes à 750 mil toneladas de CO2e) para compensar emissões das organizações que se vincularem ao Programa.

 

Um dos diferenciais do Programa também é o seu modelo colaborativo de gestão. As organizações apoiadoras participam das tomadas de decisão e da definição de como os projetos devem ser avaliados, por exemplo. O Compromisso com o Clima permite ainda que as organizações tenham acesso transparente aos dados dos projetos, seus impactos e riscos, além de compartilhar informações e boas práticas por meio da Plataforma Ekos Social.

ÚLTIMOS RELEASES

04/05/2022

Transformando vidas: Instituto MRV publica relatório com o impacto de suas ações em prol da educação

Ao todo, de 2014 a 2021, o Instituto já investiu quase R$ 36 milhões em programas, projetos e parcerias.

Leia mais

02/05/2022

Maiara e Maraisa estreiam campanha publicitária da MRV

Dupla sertaneja gravou clipe e jingle inspirados na 'conquista do primeiro apê'; lançamento aconteceu neste domingo (1º de maio), em todo país

Leia mais

26/04/2022

MRV consolida posição de destaque na carteira do Índice CDP Brasil de Resiliência Climática

Única empresa da construção civil listada pelo indicador, companhia teve elevação no desempenho medido; CEO atribui avanço a melhorias na gestão da cadeia de fornecimento e cumprimento de metas internacionais

Leia mais

24/03/2022

MRV&CO e Transempregos anunciam parceria para recrutamento de profissionais transgêneros

Ação conjunta visa ampliar a diversidade no ambiente corporativo

Leia mais

16/03/2022

MRV e ICLEI formalizam parceria para fortalecer ações de sustentabilidade

Companhia é a primeira empresa a aderir ao Programa Anual de Parceria com a organização que reúne mais de 2.500 governos em mais de 130 países; assinatura ocorreu na noite desta terça-feira (15), em Recife (PE)

Leia mais

15/03/2022

MRV&CO recebe os trainees do seu primeiro programa exclusivo para pessoas negras

Agora serão nove meses de job rotation para que eles façam uma imersão em todas as áreas do grupo, e então possam assumir suas posições nas diversas áreas do negócio.

Leia mais

14/03/2022

MRV lança primeiro "programa de relacionamento" para corretores parceiros

MRV lança sistema de pontuação que oferece atrativos a profissionais autônomos que se destacam nas vendas de imóveis da marca, o MRV Mais, programa que também é aberto aqueles que têm vivência na área comercial e buscam ingressar no setor imobiliário.

Leia mais

11/03/2022

MRV é destaque no Prêmio Employer Branding Brasil

Empresa foi premiada na categoria diversidade e inclusão por sua campanha de inclusão dos profissionais com síndrome de Dow

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.