19/03/2020

MRV adere ao Programa Compromisso com o Clima

Empresa se une à grandes empresas nacionais para fomentar economia de baixo carbono

A plataforma de soluções habitacionais MRV anunciou mais uma ação de sustentabilidade para contribuir positivamente com a agenda de mudanças climáticas. Agora, a empresa faz parte do Programa Compromisso Com o Clima, iniciativa criada em 2017 por Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, para selecionar projetos que reduzem emissões de gases efeito estufa e, paralelamente, geram benefícios sociais e ambientais.

 

Desde 2015, a MRV é uma empresa “Carbono Zero”, já que vem compensando 100% de suas emissões diretas de CO2, além de toda energia elétrica consumida. Com a adesão ao Programa Compromisso com o Clima, será possível diversificar os investimentos em projetos rastreáveis por diferentes padrões do mercado de carbono.

 

Além da MRV, empresas como Itaú Unibanco, Instituto Ekos Brasil, Lojas Renner, Natura Cosméticos e B3 estão unindo esforços para compensar emissões de suas atividades, além de engajar mais empresas nesta prática.

 

Mercado de créditos de carbono

 

O mercado de carbono surgiu na década de 90. A partir do protocolo de Quioto os países signatários acordaram em limitar ou reduzir suas emissões de gases fazendo com que a redução das emissões passasse a ter valor econômico.

 

Para compensar as emissões na cadeia de produção da construção civil, lojas, escritórios e sites, a MRV realiza a compra de créditos de carbono. Esta compra acontece por meio de compensações, que são investimentos em projetos socioambientais que contribuem ativamente para a diminuição de GEE em território nacional.

 

Os projetos que recebem os investimentos precisam ter validações de instituições capazes de rastrear o mercado de carbono, como American Carbon Registry (ACR), Climate, Community and Biodiversity (CCB), Gold Standard (GS), Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Plan Vivo (PV) e Verified Carbon Standard (VCS).

 

“A sustentabilidade é um valor para a MRV. As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes e o setor empresarial tem muito a contribuir para termos um planeta ambientalmente e socialmente sustentável. Estamos otimistas em participar deste grupo seleto de empresas que querem um planeta melhor e precisamos estimular que mais companhias façam a adesão ao programa”, explica a especialista de sustentabilidade da MRV, Thais de Morais Souza.

 

Entenda o Compromisso com o Clima

 

Em 2017, Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, se uniram em uma parceria inédita e lançaram o Edital Compromisso com o Clima.  O intuito era unir forças para compensar suas emissões inevitáveis de processos produtivos de maneira conjunta ao selecionar projetos que reduzem emissões e geram benefícios sociais e ambientais ao mesmo tempo.

 

A iniciativa foi um sucesso. Em 2020, as empresas lançarão o terceiro edital para seleção de projetos socioambientais. Os projetos selecionados pelo Programa são disponibilizados na Plataforma Ekos Social. Atualmente, a Plataforma conta com 11 projetos vinculados ao Compromisso com o Clima. Estes projetos, que estão localizados nas cinco regiões do Brasil, vêm reduzindo emissões de Gases de Efeito Estufa e gerando impactos sociais e ambientais positivos. Atualmente, os projetos contam com mais de 750 mil créditos de carbono (equivalentes à 750 mil toneladas de CO2e) para compensar emissões das organizações que se vincularem ao Programa.

 

Um dos diferenciais do Programa também é o seu modelo colaborativo de gestão. As organizações apoiadoras participam das tomadas de decisão e da definição de como os projetos devem ser avaliados, por exemplo. O Compromisso com o Clima permite ainda que as organizações tenham acesso transparente aos dados dos projetos, seus impactos e riscos, além de compartilhar informações e boas práticas por meio da Plataforma Ekos Social.

ÚLTIMOS RELEASES

26/07/2021

Rayssa Leal, atleta do projeto #ElasTransformam, conquista medalha de prata no maior evento esportivo do mundo

A skatista de apenas 13 anos é a atleta brasileira mais jovem a subir em um pódio do maior evento esportivo do mundo e a primeira do #ElasTransformam a conquistar uma medalha

Leia mais

26/07/2021

Instituto MRV lança edital da 8ª edição do Educar para Transformar

O chamamento público busca desenvolver iniciativas e soluções para problemas de educação decorrentes da pandemia e amenizar problemáticas locai

Leia mais

22/07/2021

Sensia Incorporadora escolhe Maceió para ser a primeira cidade do Nordeste a receber um empreendimento da marca

Nova empresa do grupo MRV&CO, com foco no segmento de médio padrão, traz conceito de flexibilidade das plantas e experiência de personalização dos imóveis.

Leia mais

22/07/2021

Com #ElasTransformam, MRV une torcedoras e valoriza conquistas femininas no esporte

Com criação da SunsetDDB, o movimento convoca as mulheres no Brasil para incentivarem as atletas que estão em Tóquio, unindo vozes para um grito de torcida que gera engajamento e conexão emocional

Leia mais

14/07/2021

Campeãs de casa nova

MRV dará um apartamento para cada uma das atletas patrocinadas pelo projeto Elas transformam que trouxerem medalha dourada do maior evento do mundo.

Leia mais

05/07/2021

MRV oferece bolsas de estudo em desenvolvimento front-end

MRV, juntamente com o programa Órbi Academy Techboost, oferecem 10.000 vagas gratuitas para incentivar público diverso para aprender, aprofundar habilidades e iniciar uma carreira em desenvolvimento front-end.

Leia mais

30/06/2021

MRV vence Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

premiação, promovida pelo Grupo Padrão e conduzida pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou, é a maior e mais completa avaliação brasileira do Setor de Atendimento a Clientes.

Leia mais

30/06/2021

MRV entrega casa totalmente adaptada a criança com doença rara

Famosa por campanha nas redes sociais, Clarinha estava na luta por casa adaptada à sua realidade

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.