03/12/2021

MRV é destaque em webinar do CDP

Trabalho de gestão de fornecimento aplicado pela construtora, junto a sua cadeia de fornecedores, foi detalhado em encontro virtual, nesta quinta-feira (2), que também reuniu representantes da Klabin, Americanas S.A e da FAMA Investimentos

A MRV, empresa do grupo MRV&CO, foi um dos destaques de webinar promovida nesta quinta-feira (2/12) pelo CDP – organização internacional que representa investidores do mundo inteiro, detentores de mais de U$ 100 tri em ativos, e opera um sistema de divulgação global que permite a medição e o gerenciamento de riscos e oportunidades ligados aos temas: clima, água e florestas.

 

O evento reuniu quatro grandes cases empresariais que têm impactado positivamente na redução de Gases de Efeito Estufa - e são considerados exemplos.

 

Além da MRV - que foi representada pela analista sustentabilidade Gilmara Carvalho Figueiredo - participaram do encontro integrantes da Klabin, Americanas S.A e da FAMA Investimentos. Durante uma hora e meia, os convidados apresentaram ao público ações internas que têm sido desenvolvidas para mitigar efeitos resultantes de suas atividades empresariais, além de responderem a perguntas.

 

No caso da MRV, o foco da explanação foi o trabalho de Gestão da Cadeia de Fornecimento aplicado pela companhia desde 2017, por meio do Programa CDP Supply Chain, que incentiva a reflexão e o reporte das informações e estratégias de seus fornecedores nos temas relevantes de mudanças climáticas, segurança hídrica e floresta.

 

R$ 1,5 bilhão negociado

 

Segundo Gilmara Carvalho, apenas em 2020, a MRV negociou quase R$ 1,5 bilhão junto a seus parceiros. A escolha, de acordo com ela, passa por um detalhado processo de seleção e homologação, que conta com o apoio do CDP. Mas a meta para os próximos meses é aprimorar ainda mais os filtros utilizados.

 

"Além de solicitar o reporte das ações dos nossos fornecedores, passaremos agora a integrar um scorecard que norteará futuras ações e tomadas de decisão. Esse critério de desempenho será medido também através do CDP Supply Chain", informou.

 

Desta forma, a MRV pretende ampliar a marca de 80 mil toneladas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) reduzidas em 2020 e, sobretudo, alcançar as metas firmadas junto ao Science Based Targets Initiative (SBTi) - e que também são apoiadas pelo CDP, assim como pelo Pacto Global da ONU, World Resources Institute (WRI) e World Wildlife Fund (WWF).

 

"A MRV é a primeira construtora da América Latina a comprometer-se com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. Para isso, contudo, é essencial mobilizar nossa cadeia de fornecedores e, também, construir indicadores confiáveis que sirvam de ferramenta para tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias de mercado. Nesse contexto, o apoio do CDP, através de sua plataforma, tem sido essencial", disse Gilmara.

 

97% das emissões vêm da cadeia

 

Conforme o último inventário de emissões de GEE feito pela MRV, 97% das emissões da companhia são provenientes de sua cadeia de suprimentos e estão concentradas, sobretudo, nos fornecedores de cimento, aço e concreto. Diante deste cenário, o engajamento e alinhamento com os parceiros estratégicos são imperativos para o alcance dos objetivos firmados.

 

"A partir da utilização do CDP Supply Chain, ainda em 2017, unimos forças dos times de sustentabilidade e suprimentos para definirmos métricas e estratégias com vistas a um melhor desempenho e maior transparência das iniciativas da nossa cadeia, seguindo uma estratégia de avanços contínuos. Os resultados têm sido melhores a cada ano, desde a seleção mais assertiva dos fornecedores convidados, até a qualidade e volume de reporte dos últimos anos", destacou a analista de sustentabilidade da MRV.

 

Sobre a MRV

 

Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo quinto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis.

ÚLTIMOS RELEASES

26/10/2023

Programa 'MRV Voluntários' é reconhecido como melhor prática de voluntariado em empresas

Só em 2022 foram mais de 2,4 mil horas voluntárias dedicadas aos projetos que impactaram 2.628 pessoas impactadas de forma direta.

Leia mais

24/10/2023

MRV&CO lidera ranking de construtoras que mais se relacionam com startups

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, sendo referência para o mercado.

Leia mais

19/10/2023

MRV recebe pelo 8º ano consecutivo o Selo Ouro do PBGHG

A MRV vem compensando, desde 2015, 100% dos Escopos 1 e 2 de emissões de sua responsabilidade direta.

Leia mais

09/10/2023

MRV facilita renegociação de dívidas de Clientes

Companhia participa da 3ª fase Desenrola Brasil

Leia mais

03/10/2023

MRV recebe mais duas premiações como melhor empresa em satisfação do cliente

Ao todo, são cinco prêmios com foco na experiência do cliente conquistados apenas em 2023

Leia mais

18/09/2023

Educação por um mundo com Amazônias

Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, presidente do Instituto MRV e líder de impacto pelo Pacto Global da ONU Brasil; e Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo.

Leia mais

12/09/2023

Instituto MRV convoca Organizações da Sociedade Civil para participarem da 9ª edição do Educar para Transformar

As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil.

Leia mais

01/09/2023

Dia Mundial da Alfabetização - 'Escola Nota 10' leva educação aos canteiros de obra MRV

Com mais de 4.800 alunos formados, o programa visa combater o analfabetismo e capacitar seus colaboradores a enfrentarem desafios educacionais

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.