Com o objetivo de possibilitar que estudantes possam vivenciar o dia a dia de sua futura profissão, entendendo mais a função de seu trabalho e as inovações da área, a MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, desenvolveu o Portas Abertas, um programa de visitas monitoradas aos canteiros de obras e escritórios da companhia. Completando mais seis meses de seu lançamento, o programa já deu a oportunidade de mais de 1.500 estudantes do ensino técnico e universitário, em cerca de 30 cidades de diversas partes do país, de vivenciarem na prática o conhecimento aprendido em sala de aula. Entre as universidades que participaram do programa estão Unicamp, Universidade Católica de Vitória Centro Universitário, PUC Minas, PUC-RS, Instituto Mauá de Tecnologia, Instituto Federal de Goiás, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre outras.
Segundo Homero Paiva, diretor executivo de Produção da MRV, a construtora quer com o programa agregar ainda mais valor à formação dos profissionais, apresentando as práticas sustentáveis e inovadoras implementadas nos processos da companhia. “As visitas têm duração média de duas horas, com acompanhamento do engenheiro responsável pela obra. Durante o percurso são apresentadas aos estudantes iniciativas como a utilização da energia solar fotovoltaica, gestão de resíduos, reutilização de água, além de métodos construtivos utilizados pela empresa. A MRV acredita no poder do conhecimento como ferramenta transformadora e sabe a importância de aliar teoria e prática”, explica Homero.
Para Abrahão Bernardo Rohden, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o Portas Abertas é muito importante pois tem permitido que os alunos contextualizem os conceitos aprendidos em sala de aula. “A inserção dos acadêmicos no canteiro de obra é uma experiência muito enriquecedora e contribui muito para a formação dos futuros profissionais. O conhecimento de novas tecnologias e do ambiente de trabalho motiva os alunos a se dedicarem cada vez mais na sua formação”, revela.
As instituições de ensino interessadas podem solicitar a visita para uma das mais de 150 cidades em que a companhia tem obra por meio do site oficial do programa, no www.mrv.com.br/portasabertas. “Queremos inspirar jovens estudantes a continuarem construindo o futuro do setor da construção civil”, completa diretor executivo de Produção da MRV.
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é a maior construtora residencial da América Latina e líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, a companhia tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento e transformação social investindo nas comunidades onde atua, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. Somente nos últimos três anos, investiu mais de meio bilhão de reais em obras de infraestrutura, com a construção de parques, praças, escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde, Estações de Tratamento de Esgoto, obras viárias, entre outros.
26/10/2023
Só em 2022 foram mais de 2,4 mil horas voluntárias dedicadas aos projetos que impactaram 2.628 pessoas impactadas de forma direta.
Leia mais24/10/2023
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, sendo referência para o mercado.
Leia mais19/10/2023
A MRV vem compensando, desde 2015, 100% dos Escopos 1 e 2 de emissões de sua responsabilidade direta.
Leia mais09/10/2023
Companhia participa da 3ª fase Desenrola Brasil
Leia mais03/10/2023
Ao todo, são cinco prêmios com foco na experiência do cliente conquistados apenas em 2023
Leia mais18/09/2023
Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, presidente do Instituto MRV e líder de impacto pelo Pacto Global da ONU Brasil; e Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo.
Leia mais12/09/2023
As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil.
Leia mais01/09/2023
Com mais de 4.800 alunos formados, o programa visa combater o analfabetismo e capacitar seus colaboradores a enfrentarem desafios educacionais
Leia mais