10/08/2016

MRV ENGENHARIA É PRIMEIRA EMPRESA DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL A CONQUISTAR O SELO OURO NO PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL

Empresa realiza compensação de todas as emissões de gases de efeito estufa

A MRV Engenharia recebeu nesta segunda, 08 de agosto, o selo ouro do GHG Protocol, programa do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e publicação de inventários de emissões de gases do efeito estufa. A MRV é a primeira e única empresa do segmento a obter essa classificação.

As empresas qualificadas nesta categoria são as que, além de cumprir todos os requisitos obrigatórios, como seguir normas e metodologias de contabilização de gases do efeito estufa internacionalmente aceitas e assegurar relevância para os principais setores econômicos no Brasil, são verificadas por uma terceira parte independente de acordo com as regras do programa.

A MRV está apoiando projetos sustentáveis e de mitigação de gases de efeito estufa (GEE) nos diversos estados de sua atuação e também na Amazônia, e está realizando a compensação de 100% de suas emissões de GEE diretas e indiretas pelo consumo de energia referente ao ano de 2015, sob seu controle. Além disso, a construtora também garantiu novamente sua entrada no Programa Brasileiro do GHG Protocol, programa aderido no ano passado e que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração, publicação e verificação externa de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE), a MRV, com a abertura de seus dados e verificação externa por auditoria independente, obteve o selo OURO do Programa Brasileiro do GHG Protocol.

No total, foram 22.938,94 tCO2e compensados no Escopo 1 (emissões diretas da operação) e Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia elétrica). A compensação das emissões será realizada no âmbito do Programa Amigo do Clima que confere transparência e rastreabilidade à ações de compensação utilizando créditos de carbono de padrões internacionais como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) vinculado ao Protocolo de Quioto da ONU ou o VCS - Voluntary Carbon Standard, principal padrão de compensação do chamado Mercado Voluntário. Entre os projetos escolhidos, pode-se citar a substituição de combustíveis fósseis, a geração de energia renovável hidroelétrica e por meio da utilização de biomassa como bagaço de cana, resíduos florestais e biogás, a captura e queima do metano em aterro sanitário e em granjas de suínos e a redução das emissões do desmatamento e da degradação florestal (REDD) na Amazônia.

Segundo o presidente da companhia, Eduardo Fischer as novas marcas atingidas pela companhia na esfera da sustentabilidade refletem um trabalho intenso da construtora para realizar ações em prol do meio ambiente e sociedade de forma responsável e transparente, alinhada às melhores práticas do mercado internacional. “Além disso, nos preocupamos em concentrar os esforços para atingir de forma positiva as regiões que são diretamente relacionadas ao nosso negócio”, completou.

A MRV aderiu ainda a plataforma empresarial permanente, Empresas Pelo Clima (EPC), gerido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), cujo objetivo é mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de GEE, a gestão de riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas. Considerado o passo seguinte ao Programa Brasileiro GHG Protocol, o EPC engaja as empresas não apenas em discussões e ações relacionadas à gestão e redução de emissões corporativas de GEE. A partir das atividades do EPC, o empresariado brasileiro avalia seus riscos e oportunidades e discute coletivamente soluções práticas, tais como as estratégias corporativas de adaptação, e contribuições ao marco legal do país.

Substituição de combustível de frota - A MRV iniciou o projeto de substituição de utilização da gasolina pelo etanol na frota de automóveis comerciais da companhia, com o uso de um cartão de controle de combustível que registra todas as transações de abastecimento dos veículos. Este é um projeto que abrange toda a frota de veículos da empresa no Brasil.

MRV Sustentável

Alinhada à ação de compensação global das atividades da companhia a MRV Engenharia também compensou integralmente as emissões dos gases de efeito estufa referentes ao website MRV Sustentável (www.mrv.com.br/sustentabilidade) durante o ano de 2015. Foram compensados 500 KgCO2e por meio do apoio ao projeto de conservação florestal e reflorestamento da Mata Atlântica do Instituto Terra na Fazenda Bulcão, localizada em Aimorés (MG).

A MRV Engenharia

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 36 anos de atividades, vendeu mais de 275 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal.

ÚLTIMOS RELEASES

26/10/2023

Programa 'MRV Voluntários' é reconhecido como melhor prática de voluntariado em empresas

Só em 2022 foram mais de 2,4 mil horas voluntárias dedicadas aos projetos que impactaram 2.628 pessoas impactadas de forma direta.

Leia mais

24/10/2023

MRV&CO lidera ranking de construtoras que mais se relacionam com startups

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, sendo referência para o mercado.

Leia mais

19/10/2023

MRV recebe pelo 8º ano consecutivo o Selo Ouro do PBGHG

A MRV vem compensando, desde 2015, 100% dos Escopos 1 e 2 de emissões de sua responsabilidade direta.

Leia mais

09/10/2023

MRV facilita renegociação de dívidas de Clientes

Companhia participa da 3ª fase Desenrola Brasil

Leia mais

03/10/2023

MRV recebe mais duas premiações como melhor empresa em satisfação do cliente

Ao todo, são cinco prêmios com foco na experiência do cliente conquistados apenas em 2023

Leia mais

18/09/2023

Educação por um mundo com Amazônias

Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, presidente do Instituto MRV e líder de impacto pelo Pacto Global da ONU Brasil; e Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo.

Leia mais

12/09/2023

Instituto MRV convoca Organizações da Sociedade Civil para participarem da 9ª edição do Educar para Transformar

As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil.

Leia mais

01/09/2023

Dia Mundial da Alfabetização - 'Escola Nota 10' leva educação aos canteiros de obra MRV

Com mais de 4.800 alunos formados, o programa visa combater o analfabetismo e capacitar seus colaboradores a enfrentarem desafios educacionais

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.