
A preocupação com o meio ambiente é crescente em nossa sociedade. O aquecimento global, a poluição e a possibilidade do esgotamento dos recursos naturais, vem fazendo com que empresas e governo invistam em alternativas renováveis para a geração de energia limpa, que impacte o meio ambiente o mínimo possível. Prova disso, é que, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), em 2050 a energia solar poderá corresponder a 11% da oferta mundial de energia elétrica. Este ano, o Brasil poderá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar.
O potencial do país na geração da eletricidade a partir do sol é enorme, pois o Brasil é a nação que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, tendo pouca variação ao longo das estações do ano. Para se ter uma ideia, recebemos 40% mais luz solar do que a região mais ensolarada da Alemanha, atual líder no uso da energia fotovoltaica.
Uberlândia se destaca no uso da fonte renovável
Uma cidade exemplo em sustentabilidade, em terceiro lugar no país em número de ligações no setor fotovoltaico, Uberlândia tem 406 unidades consumidoras, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cidade do Triângulo Mineiro só fica atrás em números de sistemas do Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP).
Uma das empresas que está contribuindo para este crescimento do uso de energia limpa no país é a MRV Engenharia. Atuando no Triângulo Mineiro há 24 anos, a companhia é a primeira construtora a lançar empreendimentos com energia solar fotovoltaica na região. A tecnologia, inédita para o setor, alia sustentabilidade e economia para os moradores. “É a primeira vez que residenciais do segmento de imóveis econômicos incluem essa inovação em seus projetos. O que pode representar uma redução de custo da conta de energia elétrica em até 80%”, revelou o gestor de Vendas da MRV, Rodrigo Otavio Amaral Maia.
A ideia consiste na instalação de células fotovoltaicas no telhado dos empreendimentos, convertendo energia solar em energia elétrica. A carga gerada é transmitida para a rede de distribuição da concessionária de energia local e, ao final do mês, a energia produzida pelo sistema entra como saldo e é abatida da conta de luz mensal, podendo até mesmo cobrir quase totalidade da conta do condomínio.
Em Uberlândia, três empreendimentos estão sendo construídos com este sistema de captação de energia, são eles: Parque Trilhas do Sabiá (bairro Jardim Patrícia), Central Park e Hyde Park, todos eles condomínios do complexo Unipark Residenciais (Região do São Jorge). “A energia consumida nas áreas comuns desses empreendimentos será compensada pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico, possibilitando uma economia significativa para os condôminos. Mais uma vez saímos na frente, aprimorando a nossa forma de trabalhar para oferecer ainda mais valor para os nossos clientes. Entregamos itens que aliam sustentabilidade e inovação com o melhor custo-benefício”, explica Rodrigo Maia.
Lançamentos em todo país
04/05/2022
Ao todo, de 2014 a 2021, o Instituto já investiu quase R$ 36 milhões em programas, projetos e parcerias.
Leia mais02/05/2022
Dupla sertaneja gravou clipe e jingle inspirados na 'conquista do primeiro apê'; lançamento aconteceu neste domingo (1º de maio), em todo país
Leia mais26/04/2022
Única empresa da construção civil listada pelo indicador, companhia teve elevação no desempenho medido; CEO atribui avanço a melhorias na gestão da cadeia de fornecimento e cumprimento de metas internacionais
Leia mais24/03/2022
Ação conjunta visa ampliar a diversidade no ambiente corporativo
Leia mais16/03/2022
Companhia é a primeira empresa a aderir ao Programa Anual de Parceria com a organização que reúne mais de 2.500 governos em mais de 130 países; assinatura ocorreu na noite desta terça-feira (15), em Recife (PE)
Leia mais15/03/2022
Agora serão nove meses de job rotation para que eles façam uma imersão em todas as áreas do grupo, e então possam assumir suas posições nas diversas áreas do negócio.
Leia mais14/03/2022
MRV lança sistema de pontuação que oferece atrativos a profissionais autônomos que se destacam nas vendas de imóveis da marca, o MRV Mais, programa que também é aberto aqueles que têm vivência na área comercial e buscam ingressar no setor imobiliário.
Leia mais11/03/2022
Empresa foi premiada na categoria diversidade e inclusão por sua campanha de inclusão dos profissionais com síndrome de Dow
Leia mais