Relacionamento com o cliente

30/08/2019

MRV realiza primeira incorporação imobiliária com blockchain

Construtora adere a tecnologia que reduz burocracias por meio de rede de cartórios e realiza primeira incorporação imobiliária virtualmente

A MRV realizou a primeira incorporação imobiliária do mercado utilizando a tecnologia blockchain para otimizar serviços cartorários em ambiente virtual. O procedimento ocorreu na última semana e se refere a incorporação de um empreendimento que será lançado pela construtora em Duque de Caxias.

A operação foi conduzida pela startup Growth Tech através da rede virtual Notary Ledgers, que integra atores envolvidos em todo o ciclo de incorporação imobiliária. A rede opera por meio do blockchain corporativo IBM Blockchain Platform.

Diferentemente do processo tradicional, a MRV concluiu o ato de incorporação imobiliária em blockchain em poucos minutos. Através do meio físico, um registro de escritura de compra e venda leva, em média, 30 dias para ser realizado pelo cartório. Já outros atos como o registro do memorial de incorporação e convenção de condomínio chegam até 45 dias.

Tecnologia de moedas virtuais

O blockchain é a tecnologia que está por traz dos bitcoins, moedas virtuais que surgiram há pouco mais de uma década. Consiste em descentralizar redes de registros de informações pelos próprios usuários criando uma espécie de livro de registro virtual permissionado, seguro e compartilhado.

No mercado imobiliário uma rede de cartórios é capaz de diminuir a burocracia e trazer agilidade para incorporadoras e clientes com reduções de prazos e simplificação de processos. É possível realizar contratos eletrônicos em geral como compra e venda particular, operações que envolvam bancos e instituições financeiras, alvarás e licenciamentos de obras em formato digital.

No caso da MRV, a construtora recebeu comprovantes eletrônicos contendo os códigos referentes aos registros eletrônicos e as vias físicas da escritura lavrada e da certidão de ônus reais.

O Diretor de Tecnologia da Informação da MRV, Reinaldo Sima, comentou que através da adoção da tecnologia um novo instrumento surge para dar agilidade aos tradicionais processos do mercado. “O avanço do blockchain no nosso setor é benéfico para quem compra e vende imóveis. Além disso, os prazos para emissões de documentos são muitos reduzidos e a ferramenta trará mais eficiência e modernização para os cartórios. Mais um avanço importante que a MRV está dando para disseminar uma cultura de inovação no mercado imobiliário”.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 155 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 40 anos de atividade já lançou mais de 400 mil unidades. A companhia investe em responsabilidade social e mantém desde 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação.

ÚLTIMOS RELEASES

06/04/2020

MRV disponibiliza todo seu estoque de apartamentos prontos para morar com grandes descontos

Todo o processo de aquisição, incluindo a assinatura de contrato, poderá ser feito remotamente e em segurança, evitando deslocamentos e aglomerações

Leia mais

30/03/2020

60 dias sem demissões

Leia mais

24/03/2020

Lideranças empresariais fazem campanha para doação de EPIs para rede de saúde

Leia mais

23/03/2020

MRV acelera expansão da atuação de sua plataforma de vendas digital

Além da ferramenta, que possibilita a compra remota de um apartamento, empresa tem tomado diversas medidas visando a segurança e bem-estar de colaboradores e consumidores dentro de seus plantões de vendas.

Leia mais

19/03/2020

MRV adere ao Programa Compromisso com o Clima

Empresa se une à grandes empresas nacionais para fomentar economia de baixo carbono

Leia mais

09/03/2020

MRV realiza grande feirão simultaneamente em 75 cidades brasileiras

Parceria com a Uber permanece e empresa leva clientes até os plantões de vendas para realizarem o sonho da casa própria.

Leia mais

02/03/2020

MRV abre seus canteiros de obras e escritórios para estudantes brasileiros

O programa Portas Abertas busca aliar a teoria à prática profissional.

Leia mais

27/02/2020

Plantas de apartamentos da MRV já são apresentadas em realidade aumentada

Tecnologias permitem projeção em terceira dimensão (3D) de plantas baixas oferecendo mais interatividade ao consumidor

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.