Relacionamento com o cliente

30/08/2019

MRV realiza primeira incorporação imobiliária com blockchain

Construtora adere a tecnologia que reduz burocracias por meio de rede de cartórios e realiza primeira incorporação imobiliária virtualmente

A MRV realizou a primeira incorporação imobiliária do mercado utilizando a tecnologia blockchain para otimizar serviços cartorários em ambiente virtual. O procedimento ocorreu na última semana e se refere a incorporação de um empreendimento que será lançado pela construtora em Duque de Caxias.

A operação foi conduzida pela startup Growth Tech através da rede virtual Notary Ledgers, que integra atores envolvidos em todo o ciclo de incorporação imobiliária. A rede opera por meio do blockchain corporativo IBM Blockchain Platform.

Diferentemente do processo tradicional, a MRV concluiu o ato de incorporação imobiliária em blockchain em poucos minutos. Através do meio físico, um registro de escritura de compra e venda leva, em média, 30 dias para ser realizado pelo cartório. Já outros atos como o registro do memorial de incorporação e convenção de condomínio chegam até 45 dias.

Tecnologia de moedas virtuais

O blockchain é a tecnologia que está por traz dos bitcoins, moedas virtuais que surgiram há pouco mais de uma década. Consiste em descentralizar redes de registros de informações pelos próprios usuários criando uma espécie de livro de registro virtual permissionado, seguro e compartilhado.

No mercado imobiliário uma rede de cartórios é capaz de diminuir a burocracia e trazer agilidade para incorporadoras e clientes com reduções de prazos e simplificação de processos. É possível realizar contratos eletrônicos em geral como compra e venda particular, operações que envolvam bancos e instituições financeiras, alvarás e licenciamentos de obras em formato digital.

No caso da MRV, a construtora recebeu comprovantes eletrônicos contendo os códigos referentes aos registros eletrônicos e as vias físicas da escritura lavrada e da certidão de ônus reais.

O Diretor de Tecnologia da Informação da MRV, Reinaldo Sima, comentou que através da adoção da tecnologia um novo instrumento surge para dar agilidade aos tradicionais processos do mercado. “O avanço do blockchain no nosso setor é benéfico para quem compra e vende imóveis. Além disso, os prazos para emissões de documentos são muitos reduzidos e a ferramenta trará mais eficiência e modernização para os cartórios. Mais um avanço importante que a MRV está dando para disseminar uma cultura de inovação no mercado imobiliário”.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 155 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 39 anos de atividade já lançou mais de 400 mil unidades. A companhia investe em responsabilidade social e mantém desde 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação.

ÚLTIMOS RELEASES

09/09/2019

Semana do Brasil tem apartamentos com condições imperdíveis

MRV participa da nova data no calendário de descontos brasileiro e oferece condomínio grátis aos compradores.

Leia mais

28/08/2019

Primeiro contrato de financiamento imobiliário com recursos do SBPE atrelado ao IPCA é assinado

Em uma iniciativa inédita, o comprador de Campo dos Goytacazes (RJ), recebeu da MRV as chaves de seu apartamento no dia seguinte à assinatura.

Leia mais

27/08/2019

MRV abre inscrições para seu Programa de Estágio

Podem participar estudantes de engenharia civil nas localidades onde a construtora atua.

Leia mais

26/08/2019

MRV realiza semana com foco na Cultura de Integridade

O evento contou com diversas ações realizadas a nível Brasil

Leia mais

20/08/2019

MRV recebe Prêmio Aberimest por suas práticas junto aos seus fornecedores

O evento, realizado no Instituto de Engenharia, contou com a presença de 700 convidados entre profissionais da indústria, engenharia e infraestrutura das comunicações.

Leia mais

12/08/2019

Pule duas casas rumo à inovação

MRV desenvolveu o programa Inova! que, por meio da gamificação, tem o objetivo de engajar e estimular a cultura de inovação entre os colaboradores.

Leia mais

29/07/2019

MRV e TJMG assinam convênio para a contratação de 100 jovens aprendizes através do programa Jovens Parceiros

A ação também com o apoio da Assprom - Associação Profissionalizante do Menor e do Ministério do Trabalho.

Leia mais

26/07/2019

MRV passa a integrar a lista de empresas presentes no consumidor.gov.br

Com 40 anos de mercado, construtora busca associar novos canais de comunicação e interação com seus clientes.

Leia mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.