A MRV foi reconhecida pelo Anuário Época Negócios 360º na edição 2020 como a melhor empresa na dimensão Governança Corporativa no Brasil e a 23ª no ranking geral entre as 334 empresas avaliadas. A premiação elege as melhores empresas do país. “Este reconhecimento faz parte de todo esforço e dedicação que a companhia vem estabelecendo no decorrer dos seus 40 anos de história. Nosso modelo de Governança Corporativa é baseado em ética e transparência para continuar seguindo o propósito da companhia de construir sonhos que transformam o mundo”, afirma Eduardo Fischer, presidente da MRV.
Em parceria com a Fundação Dom Cabral, a organização do prêmio avaliou 334 empresas de 25 setores diferentes. Cada companhia foi comparada com suas concorrentes e com todas as empresas que estavam divididas em seis dimensões: Desempenho financeiro, Governança Corporativa, Inovação, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Visão de Futuro.
Como destaques a MRV reforçou que no topo da sua estrutura de governança está um conselho de administração profissionalizado e diverso composto por 8 integrantes, sendo quatro deles independentes. Nenhum tem cargo na diretoria executiva, o que configura um item importante da boa governança. Um dos comitês de assessoramento é o de Governança. Riscos e Compliance. A companhia conta também com uma diretoria executiva de sustentabilidade e relações institucionais, também incumbida de zelar pelo respeito às diretrizes ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança Corporativa).
Compliance vem se tornando cada vez mais um assunto comum entre os colaboradores. Uma área específica, criada em 2017, treina a respeito do Código de Conduta, Política Anticorrupção e garante a implantação dos pilares de um Programa de Integridade efetivo. Um canal específico foi criado pela área para atender esclarecer dúvidas e dar orientações sobre ética, o fale com compliance.
Uma espécie de atestado das boas práticas é o fato da MRV estar desde 2007 quando abriu o capital com ações negociadas no Novo Mercado da B3 onde estão as companhias com mais alto grau de governança e pelo quarto ano consecutivo possuir suas ações incluídas na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.