05/12/2022

MRV se torna empresa embaixadora do Movimento Transparência 100% da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Movimento estimula empresas a assumirem compromissos públicos e metas anticorrupção ambiciosas até 2030

O Pacto Global da ONU no Brasil, maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo, anunciou em abril o lançamento da Ambição 2030, estratégia formada por sete grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade e o engajamento do setor privado é fundamental para isso. Os Movimentos são um chamado do Pacto Global da ONUno Brasil às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e assumindo compromissos públicos.

O Movimento Transparência 100% tem como objetivo desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, encorajando e capacitando as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

“Estamos em um momento muito decisivo, em que a nossa sobrevivência está em jogo. Com os Movimentos, o Pacto Global se une às empresas para alcançar os ODS fundamentais para o Brasil. Com o Transparência 100%, por exemplo, tratamos do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Precisamos, cada vez mais, de empresas comprometidas com metas e com todo o caminho traçado para se chegar a elas. Não adianta se comprometer com um objetivo para 2030, sem detalhar as ações e estratégias para alcançá-las. Temos que fazer a diferença agora”, diz Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU no Brasil, que lidera a Frente de Impacto.? 

 

O Movimento Transparência 100% busca engajar as empresas no combate à corrupção para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Atualmente, 29 empresas já assinaram a carta-compromisso e estão integradas ao Movimento. Fortalecer mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas do país é a principal meta do movimento. Agora, MRV e CBA assumem o compromisso de se tornarem Embaixadoras do Movimento.

" A iniciativa representa uma oportunidade de aprimorar ainda mais as questões relacionadas a transparência e integridade, que já adotamos na MRV. Muito mais do que participar, ser embaixadora do Movimento Transparência 100% é um avanço para companhia e nos coloca em um lugar de buscar e estruturar oportunidades. Além disso, poderemos transmitir o que fazemos e estudamos para mais lideranças e outras empresas – ampliando o alcance da nossa atuação, ampliando o debate de boas práticas e multiplicando a nossa responsabilidade de agir e de inspirar todo o ecossistema de pessoas e organizações.", enfatiza Eduardo Fischer, CEO da MRV.

O Transparência 100% faz parte de uma série de iniciativas do Pacto Global que convida o setor privado brasileiro a assumir compromissos públicos com metas ambiciosas com foco no ODS16 com o objetivo de encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais. Além de assumirem os compromissos e metas propostas pelo Movimento, as empresas participantes poderão percorrer uma jornada de capacitação e produção de conhecimento, fundamentais para a disseminação das boas práticas sobre o tema.

“Muito temos ouvido sobre ESG e sabemos que Governança é um pilar fundamental não somente para a sigla, mas para a sociedade. Não alcançaremos os ODS e toda essa agenda fundamental para a sociedade e o planeta, se não fizermos direito. E fazer direito também é fazer sem corrupção. O Pacto Global tem atuado e cobrado que as empresas assumam compromissos e definam metas ambiciosas em diversos temas e dentre esses importantes Movimentos, o Transparência 100% é um dos que precisamos de união do setor privado. É um movimento pioneiro, somos a primeira rede local a trabalhar com metas anticorrupção tão ambiciosas. Passamos da hora da negociação, agora é a hora da ação”, convoca Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Os prejuízos causados pela corrupção alcançam 5% do PIB global anualmente. Os trilhões de reais perdidos pelos cofres públicos prejudicam o provimento de serviços básicos, como educação e saúde, aprofundando desigualdades e agravando a pobreza. A corrupção também mina a confiança do público nas instituições, enfraquecendo a democracia. Os impactos da corrupção são igualmente graves para o setor privado, razão pela qual é indispensável seu engajamento em esforços de promoção da transparência e da integridade. Ela distorce mercados, prejudica o desenvolvimento econômico e gera danos reputacionais irreparáveis para as empresas.

O Pacto Global da ONU está encorajando as empresas do Brasil a se comprometerem com a meta de serem 100% transparentes até 2030. As cinco metas do Movimento são: 100% de transparência nas interações com a Administração Pública; Remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% da transparência da estrutura de compliance e governança; e 100% da transparência sobre o desempenho dos canais de denúncia.

O Movimento Transparência 100% será monitorado pelo Observatório 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU lançada neste ano, que acompanha justamente as metas e compromissos públicos assumidos pelas empresas nos mais diversos temas.

Para conhecer todos os Movimentos: 

?https://www.pactoglobal.org.br/movimentos 

Contato:[email protected]

Últimas novidades

01/12/2023

Pela segunda edição consecutiva, MRV conquista o selo 'Pró-Ética', maior reconhecimento à integridade e a ética no meio corporativo

Reconhecimento da CGU reúne as principais empresas comprometidas em promover ambiente corporativo ético e combater a corrupção no setor empresarial

Saiba mais

22/09/2023

Diretor de GRC e Privacidade participa do evento EduCompliance promovido pela Target Multimídia

Saiba mais

28/06/2023

CEO da MRV, Eduardo Fischer, participa do Policy Dialogues e debate integridade e anticorrupção no setor privado

MRV assinou simbolicamente o Movimento Transparência 100%, como empresa embaixadora

Saiba mais

15/06/2023

Diretor de GRC e Privacidade é um dos profissionais mais admirados da área de Compliance

Reconhecimento de profissionalismo exemplar

Saiba mais

31/05/2023

MRV compartilha boas práticas e desafios sobre o tema "Transparência nas relações público-privadas"

Coordenadora de Compliance da MRV palestra em 2º Workshop e Masterclass do Movimento Transparência 100%

Saiba mais

16/02/2023

MRV participa da Primeira Reunião da Plataforma de Ação contra Corrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Coordenadora de Compliance da MRV participou do painel "Troca de experiências: como iniciar a jornada da transparência 100%?"

Saiba mais

06/02/2023

MRV integra o Comitê Consultivo do Movimento Transparência 100%

Movimento encoraja e capacita as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade

Saiba mais

14/12/2022

Apresentação teatral "Compliance além do discurso" sensibiliza de forma lúdica colaboradores na sede da MRV

Ação foi realizada em celebração ao dia internacional de combate a corrupção

Saiba mais

Compartilhe essa informação com seus amigos, familiares e conhecidos.