Beneficiado por tendências ESG, o ecossistema de startups de impacto ganha forma no Brasil e, com isso, é cada vez mais possível e desejável aliar o sucesso empresarial ao impacto socioambiental positivo. De olho nesse cenário, a MRV, maior construtora residencial da América Latina, em parceria com o FDC Angels, grupo de investidores-anjo criado por ex-alunos da Fundação Dom Cabral (FDC), anunciam uma parceria pioneira para fomentar a escala de startups alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A aproximação mira em soluções competitivas e sustentáveis para a construção civil no Brasil, relacionadas ao déficit habitacional, acesso à água, saneamento básico, transporte de materiais, capacitação profissional, transição tecnológica, entre outros desafios aprofundados pela pandemia de Covid-19. Com isso, a expectativa dos parceiros é criar oportunidades para bons investimentos e desenvolvimento tanto das startups como das empresas do setor.
De acordo com o gestor de Inovação da MRV, Felipe Reis, a parceria tem a intenção de incentivar o desenvolvimento de novas soluções, capazes de moldar o futuro da construção civil. “A iniciativa foi pensada de maneira que promovesse práticas inovadoras e, com isso, maior acesso de startups brasileiras à infraestrutura, insumos e equipes profissionais de primeira linha, capazes de apoiar o desenvolvimento de ações transformadoras que impactem o mercado”, afirma Reis.
“Estamos alinhando investimento de capital de risco com a chancela de empresas altamente qualificadas e de referência em seus setores de atuação, como a MRV”, anuncia o CFO do FDC Angels, Alexandre Scotti. Em 2023, a meta do grupo é realizar, pelo menos, quatro investimentos de R$ 100 mil até R$ 1,5 milhão em negócios inovadores nas áreas de impacto prioritárias do grupo, incluindo habitação e construção civil.
Para a diretora de Parcerias e Alumni da FDC, Marcele Viana, “fazer parte deste ecossistema, estimulando o encontro de diferentes atores para um objetivo comum – o desenvolvimento de negócios que gerem impacto positivo na sociedade – é um dos pilares da Fundação Dom Cabral e um norteador das nossas ações como Escola de Negócios”, pontua.
O processo de seleção das startups passa por Pitch Nights, o primeiro encontro de 2023, será de forma híbrida, no dia 15 de março, na sede da Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais e on-line, em que iniciativas inscritas e selecionadas em um funil têm a oportunidade de apresentar suas ideias aos potenciais investidores anjos de impacto. Além do aporte financeiro do FDC Angels as startups escolhidas recebem mentoria dos educadores da Fundação Dom Cabral e se beneficiam da rede de conexões dos parceiros para alavancar seus negócios.
“Por meio dessa iniciativa temos a oportunidade de trocar com pessoas do mercado e abrir nossas portas para que elas proponham alternativas que talvez não conseguiríamos resolver ou teríamos dificuldades pelo tamanho e a natureza do negócio, por outro lado, essas startups têm a oportunidade de no futuro serem nossas fornecedoras e de outros players do setor, gerando assim uma relação em que todos saem beneficiados”, aponta Reis.
Fonte: Diário do Comércio
29/08/2023
Cerca de 50% das vendas da construtora são agora originadas por atendimento de IA, e 93% dos primeiros atendimentos comerciais são finalizados sem intervenção humana
Saiba Mais28/08/2023
As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem participar instituições de várias cidades do Brasil
Saiba Mais23/08/2023
A assistente virtual Mia, da construtora, ganhou um incremento em sua personalidade ao ser conectada ao ChatGPT
Saiba Mais08/08/2023
Além da adesão ao Movimento Net Zero, MRV&CO estabeleceu parceria com o Iclei e está comprometida com o plantio de árvores
Saiba Mais08/08/2023
Além da adesão ao Movimento Net Zero, MRV&CO estabeleceu parceria com o Iclei e está comprometida com o plantio de árvores
Saiba Mais06/08/2023
Ao todo, serão três formatos diferentes do filme publicitário, com a participação da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que serão exibidos na TV aberta em mais de 30 cidades, ao longo de quatro semanas, juntamente com spots de rádios distribuídas nacionalmente.
Saiba Mais05/08/2023
Além de sistemas próprios, empreendimentos também oferecem aos clientes possibilidade de aderir à modelos mais sustentáveis
Saiba Mais02/08/2023
Construtora estreia campanha educativa como estratégia de comunicação
Saiba Mais